Seguidores

domingo, 15 de dezembro de 2019

AMOR, CASAMENTO e DIVÓRCIO: DEUS RESPONDE

AMOR, CASAMENTO e DIVÓRCIO: 

como agir? 

o que a Bíblia diz sobre? 





Por que tem tantas visões diferentes: 

Moisés, Jesus, Paulo? 


O que Deus espera realmente

de nós nessa área? 


Como ser feliz e 

ter paz e tranquilidade 

nesse assunto? 


Ajudem.







A QUESTÃO DO 

AMOR, CASAMENTO E DIVÓRCIO





Jesus foi questionado sobre o casamento (descrita em Mateus 19:3-9) pelo grupo que estabeleceu a Sinagoga, instituição religiosa judaica.



Este grupo sempre pergunta para ver o que Jesus pensa a respeito e, logicamente, para condená-lo.




Historicamente fariseus eram superficiais e viviam somente da aparência religiosa, ao contrário de Jesus, eles não exercitavam Deus na prática.  

Constatamos que os fariseus estavam em clara sintonia com as leis e não com a graça que há em Deus e que Jesus nos revelou.






O QUE É O CASAMENTO PARA DEUS?





Para Jesus, expressão humana de Deus-Pai, o casamento é o exercício pleno do amor entre um homem e uma mulher em todos os aspectos das suas vidas. Por este motivo tornam-se um único ser, pois fundem-se e integram-se com o Criador neste ato.





PORQUE JESUS ALERTOU: 

SÓ A TRAIÇÃO SEXUAL É 

MOTIVO DA SEPARAÇÃO?






Por que quebrou-se a sintonia física e espiritual do casal. Permitiu que outra pessoa turbe esta ligação abençoada. Importante destacar que não é imposição e sim escolha, pois pode-se dar perdão ao parceiro em vez da separação.

Espiritualmente se desfaz o pacto de fidelidade a Deus, violando-se este elo de amor, pois há relações carnais e emocionais íntimas com outra pessoa que não é o seu cônjuge.








EU POSSO LEVAR PARA 






Fazendo aqui paralelo: é similar a sentir, pensar e agir acreditando que poder ser independente de Deus (similar as escolhas egocêntricas que o inimigo tentou empurrar para Jesus lá no deserto)

Isto é o divórcio: dar as costas e impedir-se de ouvir e realizar o que Ele tem de bom, agradável e perfeito para cada um de nós. 

É dar atenção a outras visões que parecem certas...




PORQUE HÁ TANTAS 

INTERPRETAÇÕES DIFERENTES 

PARA O AMOR, 

UNIÃO E DESUNIÃO DE CASAIS?






Isto ocorre, segundo o próprio Jesus ensina, por causa da dureza do coração - ausência do sentir sincero amor incondicional - dentro de cada pessoa.

Ao longo da existência, os homens criam alternativas fora do amor para justificar e amenizar suas ações egocêntricas e independente de Deus, do mesmo jeito que Adão – o primeiro homem criado – agiu. (ele culpou Eva, lembra?)




O QUE MOISÉS FEZ 

QUANTO AO DIVÓRCIO 

NAQUELA ÉPOCA DO 

ANTIGO TESTAMENTO?






A ausência de perdão conjugal dos israelitas fez com que Moisés instituísse a Certidão de Divórcio (Dt 24:1-4).




PAULO TEVE UMA OUTRA ATITUDE 

AO LIDAR COM A MESMA QUESTÃO

 NO NOVO TESTAMENTO?







Sim, o apóstolo Paulo orientou a comunidade cristã de Corinto.

Cdade portuária grega, conhecida por ser rota por onde passavam viajantes e comerciantes, cada qual trazendo e levando seu sentir, pensar e agir junto a suas mercadorias

Em 1 Coríntios 7:11-17Paulo fala: Uniãoconjugal permanente que poderia ser mista, entre cristãos e não cristão, a fim de que os parceiros conhecessem Cristo e fossem orientados por Deus em Espírito também.




PERGUNTA FREQUENTE 

MÔNICA, AGORA FIQUEI COM DÚVIDA

O QUE É ENTÃO QUE DEUS ESPERA

 DE NÓS QUANDO O ASSUNTO É 

AMOR CONJUGAL E UNIÃO AFETIVA?”






Como sempre, Jesus foi claro: sigam aquilo que Deus quer de um casamento, união contínua entre homem e mulher na residência que escolherem viver. Deus não planejou o divórcio quando criou o casamento (Gn 1:27 e 2:23-24).

Entretanto a mentalidade independente – nem avalia, acha que pode tudo, “que se dane, essas coisas antigas” - trouxe infidelidade, egoísmo e destruição para o casamento.

Deus é simples, direto e objetivo: criou homem e mulher para se unirem e tornarem-se novamente um com Ele. Acho que é a gente é que acaba tumultuando tudo movido por nossos interesses pessoais.


E assim é.

Com amor em Cristo. 


leia mais:




Nenhum comentário: