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sábado, 22 de setembro de 2012

MITO DO FIM DO MUNDO NO CALENDÁRIO MAIA

Calendário Maia identifica o ano de 2012 como o fim de um grande ciclo

No dia 21 de dezembro de 2012 termina o calendário criado pela civilização maia. Não há registro sobre o que aconteceria depois, mas não faltam especulações. E arqueólogo afirma: "calendário não fala de fim do mundo"

Isabela AssumpçãoInternauta, São Paulo, SP
 
 

No centro de São Paulo, no coração da cidade, uma voz anuncia o juízo final: “vai haver terremotos em vários lugares, está acontecendo. A bíblia não fala que ano, mas fala que vai haver”, informa o pastor Edvaldo Silva.

Há 13 anos, o pastor repete a mesma pregação e ele tem certeza que o apocalipse vai chegar, só não sabe quando. “O Livro de Apocalipse fala das tragédias, mas não fala o dia nem a hora. Fala que as tragédias iam acontecer”, afirma.

Na cidade Canela, no Rio Grande do Sul, encontramos danças, rituais, meditação, uma vida simples, onde as pessoas plantam para comer. No local, um grupo se prepara para a chegada de uma nova era.
No Rio de Janeiro, as profecias do fim do mundo atraem crianças e adultos ao espetáculo multimídia. E o tema virou até brincadeira no carnaval de rua.

Mas, afinal, nossos dias estariam mesmo contados? Catástrofes, colapso da economia ou o simples encerramento de um ciclo: as teorias sobre o fim do mundo dividem opiniões e esbarram nas evidencias científicas. Até hoje, nenhuma previsão deu certo. Ainda assim, novas profecias decretam: o fim da humanidade está chegando.

Os místicos estão de olho no calendário. Faltariam 316 dias para uma data fatídica: 21 de dezembro de 2012. É exatamente nesse dia que termina o calendário criado pela civilização maia. Não há registro sobre o que aconteceria depois, mas não faltam especulações.

“Eu acredito que ele já vem acabando há bastante tempo”, declara uma senhora. “O mundo não vai se acabar, as pessoas vão se acabar”, comenta uma mulher. “Não tem nenhuma prova científica. O calendário maia é diferente do calendário cristão”, aponta um homem.

Uma civilização extremamente desenvolvida, os maias viviam no sul do México e em alguns países da América Central, entre o ano dois mil antes de cristo até o século 16.

“Os maias construíram cidades muito grandes para sua época, cidades maiores que as européias, por exemplo. Também tiveram um avançado sistema de escrita”, declara o historiador e arqueólogo Alexandre Navarro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Excelentes astrônomos, eles tinham vários calendários que funcionavam simultaneamente, como uma engrenagem. O ano 5126 corresponde a 2012 e marca o fim de um grande ciclo. “A única coisa que eles deixaram é que o calendário tem um início e tem um fim”, aponta o arqueólogo.

Em Tortuguero, no México, encontramos um registro misterioso: o fim do calendário, a volta de deuses a Terra. “Nesse monumento, existe uma inscrição que diz respeito à volta, ao retorno de algumas divindades maias, mas especificamente não fala de um fim de mundo”, declara Alexandre Navarro.
Através de lendas e profecias, 2012 se transformou em um ano mítico. Pegando carona nessa onda, Hollywood produziu um filme catástrofe, em que o Rio de Janeiro é uma das vítimas.

Mas a garotada não acredita muito nessa história. “Acho que é mentira, porque falaram que o mundo ia acabar muito antes disso e não acabou”, diz Gabriel Braga Pereira, de 9 anos. “Eu acho que é tudo uma farsa, porque só Deus sabe se o mundo vai acabar”, comenta Lucas Magalhães, de 11 anos.

Os jovens foram conferir o programa baseado em estudos científicos realizados no Planetário do Rio. Nele, não existem dúvidas: o mundo vai mesmo acabar, mas daqui a milhões e milhões de anos. “O fim do mundo é inexorável. Ele vai acontecer, mas não em uma escala humana. É outro tipo de tempo, é um tempo astronômico”, explica o astrônomo Alexandre Cherman.

Os maiores perigos viriam do espaço. A queda de um grande asteróide poderia por em risco o planeta. Há milhões de anos, foi essa a causa da extinção dos dinossauros. “Diferente dos dinossauros nós temos tecnologia para observar o céu”, declara Alexandre Cherman.

Por isso, os astrônomos estão de olho. Eles observam com atenção especial a rota do asteróide Apofhis. Em princípio, é o que tem mais chance de nos causar problemas. “Nós sabemos que, em 2029, ele vai passar perto da Terra. Não vai se chocar com a Terra, temos certeza. Mas com a proximidade que ele vai passar da Terra pode ser que a gravidade da Terra altere a órbita desse asteróide e, na próxima passada, já gere um risco maior. Seria em 2036, mas ainda assim não é uma coisa com que a gente precisa perder o sono”, aponta o astrônomo Alexandre Cherman.

FONTE: GLOBO REPORTER

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EU PRECISO RECEBER O SENHOR

“Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a Ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: “Senhor, meu servo está em casa, paralítico, e em terrível sofrimento”. Jesus lhe disse: “Eu irei curá-lo”. Respondeu o centurião: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra e o meu servo será curado” (Mt. 8:5-8)



Neste texto, podemos ver um homem chegar a Jesus pedindo que Ele curasse seu servo porém, ao Jesus olhar para ele percebe que outras coisas precisavam ser tratadas e eram tão importantes quanto a cura que ele tinha vindo buscar. Percebemos um constrangimento do centurião, em relação a Jesus quando o Senhor afirma que ia curar o seu servo logo, ele revela que não era digno de recebê-lo em seu lar.

Muitas vezes estamos preocupados demais para resolver alguns assuntos e nem avaliamos que existem coisas em nossa vida que precisam ser resolvidas como: vícios, traumas, frustrações, solidão, etc.

Muitas pessoas desejam ser abençoadas, procuram encontrar no Senhor a realização de seus sonhos, algumas pessoas não precisam de bens materiais mas precisam de um milagre em seu corpo, ou em pessoas de sua família de um milagre em sua vida profissional, ou conjugal.

Como Jesus pode realizar todos os seus planos, se agirmos como o centurião?

Você quer receber aquilo que acha que precisa? Ou quer ser feliz?

Se você escolhe ser feliz, é necessário receber o Senhor Jesus em sua casa mesmo que para isso você precise se expor totalmente para Ele.

Jesus respondeu ao pedido do centurião, mas poderia ter feito muito mais por ele.

Talvez você tem cometido o mesmo erro, não queira somente a solução do problema atual, permita que Jesus possa resolver mais coisas. Com certeza, existem mais coisas para serem resolvidas.



Pr. Marlon Góes Cunha
 
fonte: Grupo Cristocentro3 - Google

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ESQUENTANDO O CASAMENTO

Dicas para aquecer o casamento

Apresentamos algumas dicas que vão aquecer seu casamento. Experimente!


Deus, ao criar o casamento, pensou em uma união agradável onde os cônjuges experimentassem a plenitude da felicidade.

Não criou o casamento para ser um jugo, um fardo difícil de se carregar. Casamento se tornou um jugo quando o primeiro casal resolveu desobedecer a Deus (Gn 3).Que tipo de casamento você está construindo? Em que tipo de casamento você vive? Como podemos construir casamentos agradáveis?

Queremos dar algumas dicas.

1ª - Dê espaço para expressão da individualidade
Você não pode exigir que seu cônjuge goste das mesmas coisas que você gosta. Não exija do seu cônjuge que torça para o Flamengo, quando ele desde pequeno aprendeu a torcer pelo Botafogo. Se seu marido gosta de música de viola, não o force a gostar de bolero.


2ª - Releve certa coisas no outro
Para que ficar implicando a vida toda com seu marido porque por pequenas coisas? O mesmo se aplica aos maridos. “Briguem” por questões mais importantes. Não deixe que as questiúnculas tirem o brilho da vida conjugal.
Alguém já disse que antes de se casar você deveria abrir bem os olhos. Depois de casado, deveria mantê-los bem fechados.

3ª - Cuidado com a rotina
Sabe aquela coisa de sempre ir ao mesmo restaurante, fazer as mesmas coisas do mesmo jeito sempre? Pois é, para ter um casamento agradável, saia da rotina. O cotidiano não mata uma relação, mas a rotina sim. “Tente, invente, faça alguma coisa diferente”, já dizia a velha propaganda. Gaste um bom dinheiro no melhor restaurante da região. Você não vai ficar mais pobre com essa atitude.


4ª - Mantenham os olhos no seu cônjuge
Minha idéia não é ficar sempre vigiando seu marido ou esposa. Minha intenção é a seguinte: Não dirija seus olhos somente para os filhos. Um dia eles irão se casar ou sairão da sua casa para estudar numa outra cidade. Aí você não reconhecerá mais a mulher ou o homem que está ao seu lado. Crie seus filhos com amor, mas saiba que um dia eles irão “bater asas”.


5ª - Passeiem semanalmente
Qual foi a última vez que você passeou com seu cônjuge, como casal, sem a presença de outros casais e filhos? “Fala sério”, como dizem os cariocas.
Não há casamento que não se torne tolerável, onde marido e esposa não separam um tempinho para passear. Não precisa gastar nada. Pode ser aquela praia, aquela beira-rio, aquele parque municipal. O máximo que você poderá gastar é com uma água de coco.

Bem, aí estão algumas dicas. Agora tente colocá-las em prática. Você vai perceber que seu casamento dará uma aquecida.
Gilson Bifano

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

EVENTO PARA EVANGÉLICOS SOLTEIROS

Para muitos, fazer novas amizades está ao alcance de uma breve pesquisada em redes sociais.
 
Mas, para alguns membros de igrejas evangélicas, a melhor forma de conhecer possíveis pretendentes está mesmo nos encontros promovidos pelas igrejas, cada vez mais comuns pelo País.


Reportagem do iG esteve no último fim de semana em Cabo Frio, Região dos Lagos, acompanhando o Encontro de Solteiros, Divorciados e Viúvos, organizado pelo Ministério Oikos, organização que aglomera várias vertentes evangélicas. Caravanas de diversas partes do País se dirigiram na sexta-feira (14) ao local.
Das 280 pessoas presentes, quatro eram homens. Apenas quatro. O técnico de informática Marcelo Luis, do Rio, era um deles. “Não vim com o intuito de conhecer uma mulher para casar, mas para fazer novas amizades”, disse ele, divorciado, com o mesmo discurso que mais se ouviria naqueles dias. Luiz Cássio, empresário, 23 anos, talvez fosse considerado o “partidão” das presentes por ser o mais novo. Mas ele foi acompanhado da namorada, Fernanda Coller, de 25. E cobiçar homem da próxima também é pecado. Luiz e Fernanda estão de casamento marcado para o final de 2013. “Viemos ao encontro mais por curiosidade. Trouxe minha sogra junto. Ela é divorciada há muitos anos e não quis se casar de novo”, conta o empresário, de Fortaleza (CE).

Leia também: Culto dos virgens - “Se uma mulher bonita vier na sua direção atravesse a rua”

A taxa de participação era de R$ 140. Aos que preferissem incluir hotel, havia pacotes em torno de R$ 450 em quarto triplo. Durante três dias, atividades intensas indo de cultos às 9h da manhã a apresentações de marionetes no final da noite. A tentação, entretanto, estava ali do outro lado da avenida. Praia e sol. Somente o sábado à tarde estava livre para quem quisesse aproveitar a paisagem. Ninguém se aventurou em colocar biquíni. Nem mesmo maiô. No máximo, um passeio pelo calçadão. Sem a bíblia na mão. “Praia não é o lugar mais apropriado para estudos bíblicos. É muita gente, muito barulho”, explicava a enfermeira Janaina Paixão, de 39 anos.

Isabela Kassow
Janaina Paixão, enfermeira, 38, Cristiane Antoer, fisioterapeuta, 32, e Laysa Zampiroli, administradora, 25

Preconceito masculino
A professora Rosimare Rangel, 48, estava com as amigas Fidelina Souza, psicóloga, 49, e Ivana da Conceição, psicoterapeuta, 59. Das três, Fidelina é a única que nunca casou. As outras duas, divorciadas. O trio logo percebeu a discrepância de gêneros no encontro. “O que ocorre é preconceito por parte dos próprios homens, que não gostam de se expor. Mulher é mais comunicativa, mais sensível, gosta de estar com alguém e por isso sai mais”, diz Rosimere. As três eram, possivelmente, as mais simpáticas e sorridentes do grupo.

Isabela Kassow
Encontro de solteiros, divorciados e viúvos evangélicos

Pastor Gilson Bifano, um dos organizadores do evento, concorda que os homens temem mais a exposição. “É preciso que as igrejas façam um trabalho no sentido de quebrar este tabu entre os fieis do sexo masculino”, diz. Para ele, encontros como este vêm acalentar uma considerável parcela da sociedade que não vinha sendo representada e tendo voz nas igrejas, incluindo as católicas. “Muito se fala dos valores da família, na estrutura e na importância de uma sólida base familiar... na relação de pai, mãe e filhos. Mas e os fieis que preferiram não se casar? E os solteiros que são felizes por serem sozinhos? Ou os divorciados que, por trauma ou opção pessoal, não querem tentar um segundo casamento? Ou ainda os viúvos, que estão na mesma solidão? A igreja precisa abraçar a todos”, defende Bifano. Solteira, a carioca Elenice Eliotério adorou a iniciativa. “A gente se sente mutilado por não ter família”, conta a cabeleireira que, garante, não estava ali para arrumar pretendente. “Conheci uma pessoa há duas semanas, estamos nos conhecendo. Se não fosse isso, talvez o meu intuito aqui fosse outro. Mas nem tem para quem olhar...”, continua.
Para Bifano, há uma distorção da imagem que se faz do evangélico na sociedade. Não sobra nem para a novela-sensação do momento, “Avenida Brasil”, mais precisamente por causa de Dolores Neiva, vulgo Soninha Catatau,a personagem de Paula Burlamaqui, uma ex-atriz pornô que se tornou evangélica. “Falamos muito para que tenham cuidado com o que veem na televisão. Nem sempre isso corresponde à realidade. Esta novela não condiz com o que somos de fato. Não vejo, não gosto”, diz.

Isabela Kassow
Encontro reúne fieis de diferentes denominações evangélicas de todo o Brasil

“Solteiros Anônimos”
No Encontro de Solteiros, Divorciados e Viúvos de Cabo Frio, poucos são os que têm menos de trinta anos. “Somos quase uma espécie de S.A. Você não sabe o que é S.A.? É igual os N.A. (Narcóticos Anônimos), só que aqui se chama Solteiros Anônimos”, disse uma fiel fazendo graça de seu eterno estado civil. Nem todas quiseram ser identificadas. Algumas com vergonha da colocação de “solteira”, outras por não terem contado aos parentes que iriam ao encontro naquele final de semana. “Pedi dispensa no trabalho alegando que iria para um casamento em Minas. Por favor, não me fotografe. Podem me chamar de solteirona, e eu não vou gostar”. Pedido atendido.
Só não foi atendida, até agora, sua prece para desencalhar. “Quero um homem parceiro, fiel, que respeite as doutrinas da minha igreja, que não beba, que não fume, que goste de ir ao cinema... Se nada disso for possível, que ele seja ao menos evangélico”, conta.
Pastor Gilson Bifano defende o trabalho de igrejas como a que, na zona sul do Rio, separa homens e mulheres , para formar “príncipes” e “princesas”. “É um trabalho feito já com os jovens, desde cedo”, diz. “Sou a favor da pureza sexual, assim como da posição bíblica da heterossexualidade. Sei que já tem igreja evangélica que prega o contrário, mas seguimos a bíblia, que está acima de qualquer constituição. Aqui os valores são da monogamia e do companheirismo. Sexo foi criado por Deus no contexto do casamento, para gerar filhos. Fora disso, não vejo por que manter relação”, continua, categórico.
Se o pastor acredita que todas aquelas pessoas presentes ao encontro seguem à risca este propósito? “Conscientizamos para que sigam isso, mas não há como fiscalizar, né?”, pondera. Para afastar a tentação da carne, ele sugere a substituição do sexo pelo trabalho social voluntário. “Sexo é necessidade, mas não é essencial do ponto de vista biológico. Dá para se canalizar a libido para outras formas de atividade”, propõe.

Isabela Kassow
Algumas fieis reclamaram da falta de evangélicos homens

Príncipe evangélico
Começa o culto. O pastor pede que se abrace o “irmão” ao seu lado. Os cinco homens presentes no recinto (incluindo o repórter), ganham vários abraços. O músico João Alexandre, de violão no altar improvisado no salão de reuniões do hotel, dá o tom da noite. “É uma hemorragia de satisfação inoxidável estar aqui. É um encontro diferente, cheio da graça de Deus”, diz.
Luciana Dantas, autônoma, discorda que este seja mesmo um encontro diferente. Com a propriedade de estar no encontro pela terceira vez, diz que a falta de homens é uma constante. Nunca se casou, mas não perde as esperanças. Ainda que sinta a dificuldade. “Falta príncipe evangélico no mercado. Quando aparece um, é velho e só quer garotinha de 20 anos”, lamenta ela, aos 41 anos.
No intervalo, várias pessoas compram livros de editoras evangélicas, dispostos no fundo do auditório. Entre os títulos mais procurados, “As 5 linguagens do amor para solteiros”, “Transforme seu filho até sexta-feira”, “Reconstrua sua vida”. No sábado à noite, enquanto o culto segue animado, alguns fiéis debandam para o hall do hotel. Sentam-se no sofá de frente para a TV, que exibe capítulo de “Avenida Brasil”. Num canto, o técnico de informática Marcelo Luis conversa animadamente por horas com a bancária Graziele Acosta, repleta de sorrisos. “Estamos fazendo amizade. Não vai escrever nada além disso”, pede ele.
Com exceção do rapaz que já chegou acompanhado e de Marcelo Luis, os outros dois únicos homens do encontro, apesar de tanta opção, terminam a noite sozinhos. “Vim para melhorar a espiritualidade”, diz um deles. Ambos pediram para não serem identificados. O pastor Bifano defende que o evento alcança seus propósitos mesmo com baixíssimo quorum masculino. “Esse negócio de namoro, de encontrar a cara metade, pode ser uma consequência, mas não é o objetivo real de estarmos aqui. As pessoas vêm para estreitar laços com a igreja e fazer amizades”, diz. Outro pastor, Jeremias Pereira, de Belo Horizonte, completa. “Não existe amor à primeira vista nem indo ao oculista. Amor é cultivo, é aprendizado diário”.
O próximo Encontro de Solteiros, Divorciados e Viúvos só vai ocorrer em novembro de 2013. Até lá, para as evangélicas carentes, o melhor mesmo é não faltar aos cultos.

Isabela Kassow
Luiz Cássio, 23, e namorada, Fernanda Coller, 25. Casal antes mesmo do encontro em Cabo Frio
 
 
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FONTE: IG BRASIL
 
 

CURA PARA A DEPRESSÃO

“O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: — Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas! Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó SENHOR Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (1 Reis 1-4 NTLH).

A Organização Mundial de Saúde aponta a depressão como a quarta enfermidade mais comum do planeta. Calcula-se que 121 milhões de pessoas sofrem de depressão.
Estima-se que 6% a 8% dos brasileiros adultos têm esta doença, o que corresponde a 10 milhões de pessoas. 60% são mulheres e 40% homens.

A OMS usou a mesma metodologia para avaliar as 18 nações pesquisadas, que foram divididas de acordo com sua economia. Os de alta renda estudados são Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos. Os de baixa e média são Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul, Ucrânia e Brasil – com dados apenas da cidade de São Paulo.

Nos países mais ricos, os jovens apresentam mais chances de desenvolver a doença, já entre os de média e baixa renda, o risco aumenta com a idade. Nas nações de alta renda, o principal motivo que desencadeia o problema é a separação do parceiro. Entre os mais pobres, os motivos são divórcio ou viuvez. Independentemente da faixa de renda, as mulheres são as que mais sofrem com o mal: elas têm duas vezes mais chance de desenvolver a doença do que os homens, de acordo com a pesquisa. O estudo foi publicado na terça-feira, 27 de julho, no BMC Medicine .
 
 
 
O QUE É DEPRESSÃO?
 
É quando a tristeza toma proporções muito maiores que impedem a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano. É uma doença que compromete seu corpo, humor e pensamento.
“Os sinais de depressão incluem tristeza, apatia e inércia, perda de energia e fadiga, normalmente acompanhadas de insônia; pessimismo; desesperança; medo; autoconceito negativo; sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais, perda de espontaneidade; dificuldade de concentração; incapacidade de apreciar acontecimentos ou atividades agradáveis; e frequentemente perda de apetite” (Gary R. Collins – É presidente da American Association of Christian Counselors e editor da Christian Counseling Today. Psicólogo clínico, foi professor de psicologia na Trinity Evangelical Divinity Chiou por vinte anos, além de ter escrito mais de quarenta livros).



Mesmo sendo servos de Deus, e pessoa de fé, podemos ser atacados pela depressão. Veja alguns exemplos:

“Por que não nasci morto? Por que não morri ao nascer?” (Jó 3.11)
Moisés
“Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria”.(Nm 11.15)
Noemi
“ Porém ela respondia: — Não me chamem de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita amargura”. (Rt 1.20).
Davi
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (Sl 42.5)
Jonas
“Agora, ó SENHOR, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver”. (Jn 4.3)
JESUS
“e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar”. (Mt 26.38)
 
 
QUAIS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO?
 
1- Pré disposição genética;
2- Tipo de personalidade;
3- Vivência de situações frustrantes ou traumatizantes;
4- Uso de determinados medicamentos;
5- Excesso de trabalho;
6- Crise existencial;
7- Problemas espirituais.
 
 
Quais as causas da depressão de Elias?
 
2.1 Cansaço físico
“E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jezreel”.(1 Rs18.46)
2.2 Carência de simpatia
“Eu fiquei só”(1Rs 19.14)
2.3 Carência de ocupação
“Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.(1 Rs 19.4)
2.4 Expectativas frustradas
“Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles”.(1Rs 19.1)
 
 
O TRATAMENTO QUE DEUS APLICOU À DEPRESSÃO DE ELIAS
 
3.1 Tratamento físico
“Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus” (1 Rs 19.5-8).
3.2 Desabafo
“Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida”.(1 Rs 19.10)
3.3 Mudança de ambiente
“Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”.(1Rs 19.8)
3.4 Retorno à autoridade
“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”(1Rs 19.9)
3.5 Conforto e encorajamento
“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou”. (1Rs 19.18).
3.6 Terapia ocupacional
“Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará”.(1Rs 19.15-17)
3.7 Poder de Deus
“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave” .(1Rs 19.11-12)
 
 
CONCLUSÃO
 
A depressão deve ser vista como uma enfermidade física e também espiritual.
O mais forte e santo e fiel sobre a terra está sujeito a momentos de desânimo e depressão.
Elias era um herói da fé, mas também um “vaso de barro”.
Seja qual for o momento mais difícil de sua vida, lembre-se: Deus está contigo, confortando, alimentando, e curando sua alma.
 
Pra. Márcia Dantas S. Cunha
 
fonte: Grupo Cristocentro3 - Google

terça-feira, 18 de setembro de 2012

REGENERAÇÃO



A natureza da Regeneração

Uma transformação instantânea do ser humano o afeta por completo.


A palavra regeneração (palingenesia, palin, de novo e gênesis, de começo – novo começo) em toda a Bíblia só aparece duas vezes, a primeira em Mateus 19.28 referindo-se à vindoura renovação do cosmos no fim das épocas (At 3.21); a segunda em Tito 3.5, onde Paulo faz referência a Deus nos salvando “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Aqui está em foco de maneira clara a vivificação espiritual do crente, o que nos interessa no momento.
Com respeito a este renascimento, diferente de palingenesia, outras palavras expressam a mesma realidade:
• Genao, Anothen, Anagennao, significam criar ou recriar, produzir ou dar a luz – Jo 1.13: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade homem, mas de Deus”. Em outras referências temos a mesma idéia: Jo 3.3−8; 1 Jo 2.29; 3.9; 4.7; 5.1; 1 Pe 1.23.
• Apokueo significa gerar ou produzir – Tg 1.18: “Segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das criaturas”.
• Ktizo significa criar – Ef 2.10: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras...”.
• Suzzoopoieo significa dar a vida com ou vivificar com – Cl 2.13; Ef 2.5: “Estando nós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo...”.

Em relação à natureza da regeneração, assim se pronunciou Wayne Grudem em sua Teologia Sistemática: “O que ocorre na regeneração de forma exata é um mistério para nós” (Vida Nova, 1999, p. 585). No mesmo pensamento Anthony Hoekema em Salvos Pela Graça, disse: “A regeneração é profundamente misteriosa” (Cultura Cristã, 1997, p. 107). É certo que estes teólogos tinham em mente o capítulo três do evangelho de João e, em especial o versículo oito: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não se sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Em seu diálogo com o religioso Nicodemos, Jesus lhe ensinou muito bem acerca do novo nascimento e de quem o opera. Para isso usou como ilustração o vento. Dizer que “o vento sopra onde quer”, é lhe atribuir soberania. “Ouves a sua voz”, podemos ouvir e ver o toque do vento nas árvores, águas e dunas, mas não podemos entendê-lo. Há algo de misterioso em torno do vento. Não podemos sondá-lo, nem agarrá-lo, mas podemos observar e sentir os seus resultados. “Assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. Jesus estava ensinando a Nicodemos que ao executar o novo nascimento, o Espírito Santo o executa de maneira soberana e misteriosa. O nascimento é do alto, de Deus. Assim como o vento em todo o seu mistério sopra onde quer, o Espírito Santo misteriosamente vivifica aqueles que estão mortos segundo sua livre vontade. Esta é a mensagem do evangelho. Sabemos que de algum modo nós que estávamos espiritualmente mortos (Ef 2.1), fomos vivificados por Deus e passamos a ser novas criaturas (2Co 5.17), não gradualmente, mas instantaneamente. Agora, não devemos mais viver na prática do pecado (1 Jo 3.9); cremos que Jesus é o filho de Deus (1 Jo 4.1), portanto, podemos vencer o mundo (1 Jo 4.4).

Em termos negativos, regeneração não significa uma mudança ocorrida na substância da natureza humana. No Novo Testamento não existe introdução de algo real, substancial. A regeneração não é algo físico; não significa adição ou subtração às faculdades da alma que são: mente, memória, afeto, vontade e consciência. Não significa apenas reforma moral. Presos podem ser moralmente reformados e ainda continuarem sem o novo nascimento. Não significa também que o homem se torne um semideus, divino. A regeneração significa segundo Martin Lloyd Jones em seu livro, Deus O Espírito Santo “a implantação de um princípio de nova vida espiritual e uma mudança na disposição governante da alma” (PES, 1997, p. 103). Louis Berkhof em sua Teologia Sistemática também vê a natureza da regeneração desta mesma forma:
Implantação do princípio da nova vida espiritual no homem, numa radical mudança da disposição dominante da alma, que, sob a influência do Espírito Santo, dá nascimento a uma nova vida que se move em direção a Deus. Esta mudança afeta o homem por completo: o intelecto, 1 Co 2.14,15; 2 Co 4.6; Ef 1.18; Cl 3.10; a vontade, Sl 110.3; Fl 2.13; 2 Ts 3.5; Hb 13.21; e os sentimentos ou emoções, Sl 42.1,2; Mt 5.4; 1 Pe 1.8 (Cultura Cristã, 2001, p. 432).

Devemos entender que a regeneração como uma transformação instantânea do ser humano o afeta por completo. Não é dizer que, por exemplo, o intelecto do homem depois de regenerado passa a ser maior do que antes, ou mesmo, passa a ser mais afetuoso. Não é isso. O seu intelecto e afeto continuam sendo os mesmos; apenas com uma crucial diferença: a sua disposição, que está por trás das faculdades, mudou. Agora, o indivíduo que odiava o evangelho, não o odeia mais; que resistia ao Espírito Santo, não lhe resiste mais; que ficava longe da igreja, não fica mais; que fazia de tudo para não ouvir falar de cristianismo, agora faz gosto em ouvir sobre o seu Salvador. Isto é regeneração. Isto é novo nascimento.


Vilmar Rodrigues Nascimento

Fonte: www.icrvb.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CASA É LUGAR DE CURA

Marcos 1:29-34
“29 E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
30 E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
31 Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.
32 E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.
33 E toda a cidade se ajuntou à porta.
34 E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.


A palavra de Deus nos ensina que a casa é lugar de cura.
O Senhor Jesus foi à casa de Pedro, Ele gostava de estar nas casas das pessoas.
Ao chegar à casa de Pedro sua sogra estava enferma e Jesus a tomou pela mão e curou a sogra de Pedro.
No capitulo2 abaixo também fala de Jesus em casa abençoando pessoas enfermas leia.


Marcos 2:1-12
1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.
 
Se for perguntado para você tem alguém enfermo em casa?
 
Talvez responda, não, se não houvesse ninguém enfermo não estaríamos aqui.
Se algum momento da sua vida você estiver curado ou sem nenhum problema você não estará mais aqui porque o Senhor ter-lhe-ia levado.
Uma pessoa totalmente limpa sem problemas e dificuldades somente na presença de Deus.
Fora disso passamos por enfermidades, problemas, dificuldades financeiras e lutas, etc.
Nossa passagem por aqui é um tempo de cura, vida é um processo de cura.
Estamos sendo curado a cada dia.
 
Você poderia levantar uma placa dizendo: Eu sou uma obra inacabada.
Você esta sendo cuidado em todos os detalhes da vida.
Pode dizer sou um saradão, mas existem áreas da sua vida que precisa de cura e ajuda.
Não há ninguém que possa dizer eu não tenho nenhum problema.
 
Na sua casa sim, precisa ter cura.
 
Na tua casa existem pessoas que precisam ser curadas.
Umas mais outras menos mais existem pessoas que precisam ser abençoadas.
O texto diz que Jesus vendo aqueles amigos que desciam com o paralitico o Senhor ficou admirado e diz algumas palavras aqueles quatros amigos.
 
Que fé vocês tem.
Ele não estava olhando para o paralítico, mas Jesus estava olhando para os amigos dos paralíticos.
Primeiro ensinamento do texto, fé que é expressa por ações.
 
A fé não é uma coisa da boca para fora, fé é ação.
Aqueles quatros amigos mostraram fé quando encontraram dificuldades e procuraram uma forma de entrar na casa.
Eles tinham fé que Jesus poderia curar o seu amigo paralítico.
A fé foi manifestada quando descobriram que só podiam entrar pelo telhado, a fé manifestada quando descem o paralitico não tinha nada que poderiam detê-los pois tinha fé.
Tentem imaginar o cenário daquele dia, quantas dificuldades esses amigos teriam enfrentado a multidão que os impediam de avançar, subir em uma casa com um paralítico em seu leito.
Você já subiu no telhado de sua casa? Tamanha é o desconforto, e insegurança que sentimos, o medo de cair, veja só que Fé com ação.
Era isso que Jesus estava dizendo que maravilha de Fé que vocês têm.
É isso que Deus quer de nós que tenhamos fé com ação.
 
Que sua fé seja manifestada com atitudes e ação.
Não tenha fé somente na mente, da boca para fora.
 
Chorar não é fé, é um sentimento de perda, podemos chorar isso faz muito bem, mas devemos aprender que é emoção.
A Fé é correr atrás, é o olhar as dificuldades e fazer algo.
O Senhor Jesus estava admirado da fé daqueles quatro amigos.
Que benção esse paralítico ter quatro amigos como esses cheios de fé e atitude.
Queira ter amigos de fé, que tem atitudes, e ações para lhe abençoar.
 
Seus amigos são de Fé ou de emoção?
 
A Fé é a coragem de fazer.
A Fé não são palavras de chavão.
A Fé é o que eu vou fazer e que atitude terá para te abençoar.
Tenha atitudes de Fé.
Fé não é vou ficar no meu cantinho, e dizer que fé que eu tenho.
A Fé é ação, é atitude.
E o Senhor olha e vê atitude e ação daqueles amigos.
Qual é o tamanho da tua fé? Da para medir tua fé?
 
Como medimos a nossa fé?
O tamanho da tua fé é o tamanho da tua atitude.



Deus te abençoe!

Reserve um tempo para ele, e seja abençoado!

Deus te deu 24 horas no dia, então repasse essa mensagem para outras pessoas.
Vamos semear!

Culto: Pastor Jonas Góes

Ministério de Comunicação e Internet
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fonte: Grupo Cristocentro3 - Google