Seguidores

sábado, 2 de janeiro de 2016

CONSTRUA SEU OTIMISMO 2016



VEJA COMO SE TORNAR 
UMA PESSOA MAIS 
OTIMISTA EM 2016


Foto: Thinkstock


7 formas de ser mais otimista


Otimismo – faz bem para o corpo e para a mente. Diversos estudos indicam que os otimistas geralmente são mais saudáveis, têm uma maior imunidade e vivem mais do que seus colegas menos positivos. Na verdade, se todos nós trabalhássemos para nos sentirmos mais felizes, obteríamos inúmeros benefícios.


Uma visão otimista da vida pode melhorar sua saúde física e mental. (Foto: iStockphoto)
Sabemos que, para muitas pessoas, ser otimista não é algo fácil. Talvez você não tenha nascido com uma fonte interna de otimismo, ou as dificuldades da vida tenham minado o seu entusiasmo. O que fazer nestes casos? A solução é ensinar a si mesmo algumas das habilidades que podem ajudar a desenvolver mais otimismo e resiliência. É possível aprender e alterar a sua maneira de pensar. Assim como comer melhor ou manter o corpo em forma, esta tarefa fica mais fácil com um pouco de prática e, é claro, com um plano de ação.
A seguir, listamos algumas maneiras de se guiar por um caminho mais otimista. Tente incorporar uma ou duas delas à sua rotina e continue acrescentando novas habilidades ao seu repertório ao longo do tempo. Conforme você for ganhando experiência e sua capacidade de ser mais otimista crescer, você estará mais perto de se tornar a pessoa positiva que deseja ser. Nas palavras de Sua Santidade o Dalai Lama, “Escolha ser otimista, você se sente melhor.” Então vamos começar:

1. Gratidão – agradeça todos os dias

Viva como um otimista e celebre todos os presentes e bênçãos que você tem – e não o que está faltando. No começo ou no final de cada dia, em um diário ou calendário, escreva três coisas simples pelas quais você se sente grato, mesmo que elas pareçam insignificantes. Leia periodicamente esta crescente lista para se manter conectado a este sentimento de gratidão e valorização de todas as coisas que dão certo na vida todos os dias.

2. Não se preocupe com as coisas pequenas

Tenha um pouco de empatia: não xingue os seus colegas motoristas quando estiver no trânsito. Não brigue com o garçom quando ele errar o seu pedido. Não se irrite quando o seu avião for o décimo na fila para decolar. Para se comportar como um otimista, aprenda a abraçar a paciência e não se apegue a estes pequenos problemas. Considere este um exercício informal para se tornar mais calmo e zen. Aprenda a deixar as coisas fluírem e limite seus surtos a emergências reais (e mesmo assim, não abuse deles).

3. Procure o lado bom das coisas – ele existe

Quando as coisas ficam difíceis, os otimistas procuram o que há de bom no meio daquela adversidade. Você também deveria fazer isso. Ao se esforçar para encontrar algo positivo e extrair lições de uma situação complicada você reduz o seu impacto negativo e pode se recuperar mais rapidamente. Em vez de se perder em meio ao medo e ao arrependimento, aprender a ser mais resiliente permitirá que você enfrente desafios futuros com outro estado de espírito, usando paciência e sabedoria.

4. Acredite que você vai superar os obstáculos

Quando um desafio se apresentar, escolha ser otimista: lembre-se de que até agora você superou todas as tempestades da vida, e conta com excelentes chances de superar a próxima. Aliás, ela pode nem ser uma tempestade, mas sim um pôr do sol ou um momento maravilhoso que mudará a sua vida. Saiba dentro do seu coração que você irá vencer e programe a sua mente para pensar em um final feliz, no arco-íris que surge após a chuva.

5. Escolha bem as suas fontes de inspiração

Todos nós temos “barulho” em nossas vidas, mas os otimistas tendem a escolher opções mais positivas. Fotos bonitas, filmes inspiradores, músicas que tocam a alma, vídeos e programas de televisão divertidos apoiam uma perspectiva mais agradável, então, enquanto você aprende a ser mais otimista, considere a possibilidade de restringir o fluxo de imagens negativas que chegam à sua consciência diariamente. Há uma grande diferença entre manter-se informado e mergulhar de cabeça em notícias tristes ou fofocas de tabloides, então saiba qual é a hora de parar.

6. Cerque-se de pessoas que pensam como você

No que diz respeito ao pessimismo, uma pequena quantidade já pode fazer um estrago. Por isso, vale a pena passar mais tempo com pessoas otimistas do que com aquelas cheias de pensamentos negativos. Não é preciso cortá-las completamente da sua vida, mas se você está tentando mudar sua perspectiva, limite a exposição a elas. Se há muitos pessimistas entre as pessoas com quem você convive, compartilhe o seu interesse pelo otimismo ou dê o exemplo e direcione gentilmente as conversas por um caminho mais positivo.

7. Apoie a melhor versão de si mesmo

É como uma profecia autorrealizável: os pensamentos positivos dos otimistas e a confiança nas suas próprias habilidades ajudam a prepará-los para resultados positivos. Mesmo quando os planos dão errado, a visão otimista os ajuda a lidar com as dificuldades, impedindo-os de tratar algo como um desastre completo e desistir, em meio ao desespero. Na próxima vez em que um novo projeto potencialmente assustador vier até você, em vez de se preocupar ou ficar com medo, pense – Aventura! Oportunidade! Soluções! Novas experiências! – e você estará falando a linguagem do otimismo.
FONTE:
Be Well por Dr. Frank Lipman


Nenhum comentário: