Seguidores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MUDANÇA NA VIDA DOS CEGOS


ESTE RELÓGIO PODE
 MUDAR PARA SEMPRE 
A VIDA DOS CEGOS




Reprodução


Relógio converte notificações e e-mails para braile


Há mais de 15 anos uma invenção realmente grande não surge para auxiliar os deficientes visuais. Porém agora, parece que o aparelho desenvolvido por um ex-estudante da Universidade de Washington poderá finalmente colocar um marco à frente daqueles que possuem tal deficiência.
Tudo começou quando Eric Ju Yoon Kim recebeu um estudante cego em seu grupo de estudos e observou que ele carregava um enorme e pesado livro. Era uma das 23 partes dos livros que traduzem a Bíblia para o braile. Na cabeça de Kim, aquilo ficou como uma semente para o que viria a ser uma brilhante ideia anos depois. O jovem não se comformava que não houvesse algum dispositivo que facilitasse a leitura por parte dos cegos de uma forma mais compacta.
Ele foi atrás de informações, no entanto, não havia nada como um iPad em braile ou algo assim. Ao encontrar a necessidade, Kim não duvidou e foi atrás de resolver tal problema. Ele reuniu um grupo de especialistas em hardware, software e design e hoje é CEO da companhia Dot Inc. Eles são especializados na criação de inovações tecnológicas para cegos e pessoas com dificuldades na visão. A missão do grupo é aumentar a acessibilidade ao braile e “reduzir a discriminação invisível contra pessoas cegas”.
O último produto que eles lançaram publicamente é um fino e estiloso relógio de pulso capaz de converter textos, emails, notificações e até mesmo ‘e-books’ em braile.

“Falando com deficientes visuais, muitos disseram que os relógios já existentes traziam muitas falhas”, comentou Doo Hyuk Chand, em matéria do 'Upworthy’. Isto porque a grande maioria deles utilizava o som como forma de dar o feedback aos deficientes, o que em locais públicos pode muitas vezes ser um problema.
Com o novo 'Dot Watch’ não há este incomodo, já que o relógio vibra para novas notificações e pequenos pinos em sua superfície levantam, produzindo quatro caracteres em braile por vez. Talvez ele não seja o melhor para ler um romance, mas para textos pequenos é, sem dúvidas, um belo avanço na praticidade e discrição.


FONTE:

Nenhum comentário: