Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

VEJA: SUPERLUA ELO MUNDO



 

Alvo de fotógrafos

 

Veja cliques da superlua pelo mundo

 
 

Superlua é alvo de fotógrafos de todo o planeta neste domingo (27)


Por iG São Paulo | - Atualizada às
 
 

Saiba os melhores horários para visualizar superlua e eclipse neste domingo; Coincidência ocorre uma vez a cada 30 anos


O fenômeno da superlua, que ocorre quando a lua parece maior devido à sua proximidade com a terra, ocorre neste domingo (27) e já é o principal alvo das lentes de fotógrafos ao redor do mundo. Confira algumas das imagens:
Foto da superlua registrada na Bielorrússia neste domingo (27). Foto: AP - 27.9.15
Foto da superlua registrada em Portugal neste domingo (27). Foto: AP - 27.9.15
Imagem da superlua registrada no Rio de Janeiro neste domingo (27). Foto: Alessandro Buzas/Futura Press
Imagem da superlua registrada neste domingo (27) na Alemanha. Foto: AP - 27.9.15
Foto da superlua registrada na Espanha neste domingo (27). Foto: AP - 27.9.15
Foto da superlua registrada na Bielorrússia neste domingo (27). Foto: AP - 27.9.15
 


Eclipse

Além da superlua, poderemos assistir também neste domingo (27) à ocorrência de um eclipse lunar total. A coincidência de os dois fenômenos ocorrerem no mesmo dia se dá apenas uma vez a cada 30 anos.

A astrônoma Patricia Spinelli, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, explica como ocorre a coincidência. A superlua acontece porque a órbita da lua, isto é, o caminho que a lua faz ao redor da Terra, não é circular. A órbita é achatada, ou seja, uma elipse.

“E se o caminho é elíptico, isso significa que em algum momento, a lua vai chegar um pouquinho mais perto da Terra”. Ao chegar mais perto, ela permite que se visualize o seu tamanho maior no céu. A superlua ocorre uma vez por ano, como informa Patricia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Já os eclipses, segundo a astrônoma, têm uma periodicidade de duas vezes por ano. Neste domingo, o eclipse coincidirá com a proximidade da lua em relação à Terra, devido a um fator geométrico. A superlua pode ser vista à noite em qualquer lugar do planeta, quando o satélite da Terra estiver na fase cheia: “Vamos ver a lua maior, por ela estar mais próxima da Terra”.
 
O eclipse só acontece quando a lua entra na sombra da Terra: “Mas, para que esse fenômeno seja observado, é preciso que seja à noite. Se for dia, o observador só conseguirá ver o sol e não o eclipse”.
 
O eclipse lunar total será visto no Brasil porque, quando a lua estiver entrando na sombra da Terra, será noite no país. Patricia Spinelli disse que a ocultação da lua ocorrerá por volta das 23h30 e “esse é o ápice”. O processo completo, porém, começará por volta das 22h, quando a lua passará a entrar na sombra da Terra.

“Ela começa a ficar mais obscurecida, com uma cor mais avermelhada. De repente, vai desaparecer completamente, por volta das 23h30 ou 23h40 e, depois, começa a aparecer de novo”. A lua só volta a ter o tamanho normal em torno de 1h30 da manhã da segunda-feira (28), diz Patrícia Spinelli.

Nenhum comentário: