Seguidores

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

REFUGIADOS: AJUDA VEM DA ISLANDIA


 
 
se oferece para receber refugiados


Islândia dá lição de solidariedade e se oferece para receber refugiados


 
Os habitantes da Islândia deram
uma lição de solidariedade após
uma escritora do país fazer
um apelo nas redes sociais.
 
 

Bryndis Bjorgvinsdottir resolveu criar um grupo no Facebook pedindo que o governo aumente a cota de refugiados que pretende receber anualmente. Atualmente, o número previsto é de apenas 50 pessoas por ano.

Diante do apelo, mais de 12 mil islandeses - o país tem pouco mais de 300 mil habitantes - ofereceram suas casa para receber o enorme contingente de refugiados que chega à Europa todos os dias.

"Os refugiados são nossos futuros maridos e mulheres, melhores amigos ou almas gêmeas. Eles são os bateristas da banda dos nossos filhos, nosso futuro colega, a Miss Islândia 2022, o carpinteiro que finalmente vai terminar o banheiro, o atendente da cafeteria, o bombeiro, o gênio da informática ou o apresentador de televisão", escreveu ela em uma carta aberta ao ministro do Bem Estar Social, Eygló Harðar.
Algumas mensagens na página oferecem aos recém-chegados comida, moradia, roupas e ensino: "Sou uma mãe solteira com um filho de seis anos de idade. Podemos adotar uma criança necessitada. Eu sou professora e poderia ensiná-la a falar, escrever e ler, além de ajudá-la a se ajustar à sociedade islandesa. Temos roupas, cama, brinquedos e tudo o que uma criança precisa. Eu, é claro, poderia pagar pela passagem aérea", escreveu Hekla Stefansdottir, segundo a revista Time.

De acordo com o Guardian o primeiro ministro do país, Sigmundur Davíð Gunnlaugsson, afirmou que está ciente da crescente pressão popular, e disse que vai estabelecer uma comissão especial de ministros para discutir o tema e deliberar como "a Islândia pode contribuir o máximo possível".

De acordo com dados do governo obtidos pelo jornal The Independent, a islândia recebeu 1.117 imigrantes em 2014. A Alemanha vem absorvendo a maior parte do fluxo de refugiados na União Europeia: o país já recebeu mais de 73 mil pedidos de asilo nos primeiros três meses do ano.

De acordo com o Global Peace Index, a Islândia é o país mais pacífico do mundo. Na outra ponta esta a Síria, que vive uma guerra civil desde 2011. Segundo a Organização das Nações Unidas, mais de 4 milhões de pessoas deixaram o país e há mais de 7,6 milhões de deslocados internos.





fonte:

Brasil Post  |  De

Publicado: Atualizado:

Nenhum comentário: