Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

CONFIRA AGORA : ASTRONOMIA & FOTOS SURPREENDENTES



 
Incríveis fotos de
corpos celestes que
parecem familiares
 
 
 
NASA/JPL/Malin Space Science Systems



Desde a chegada do homem à lua até os deuses gregos dando nomes às estrelas, os seres humanos constantemente descobrem formas familiares no espaço.
 
Existe uma palavra para o fenômeno de ver padrões que não existem nas coisas: pareidolia.

É tudo psicológico.
 
Embora esta característica possa ter servido a algum propósito evolutivo, como ajudar-nos a reconhecer leões da montanha na vegetação, pode também ter induzido a interpretações muito loucas e erradas.
 
A seguir reunimos alguns dos mais impressionantes exemplos de pareidolia vistos em corpos celestes com a ajuda dos mais poderosos telescópios que a humanidade já produziu.


jack o lantern sun: Nasa/SDO<br />© Provided by Business Insider Nasa/SDO

A linda nebulosa da borboleta foi criada por uma estrela que se tornou extremamente quente no processo de sua morte. Ela reluz em tons de luz ultravioleta e fica oculta por uma densa nuvem de poeira espacial que parece as asas de uma borboleta nesta foto do telescópio Hubble em 2009.

Nasa/ESA/Hubble
© Provided by Business Insider Nasa/ESA/Hubble

Quando a sonda Viking 1 da Nasa orbitava por Marte em 1976, avistou esta imagem estranhíssima que parece com um rosto humano na região do planeta vermelho chamada Cydonia.

NASA/JPL/Malin Space Science Systems    © Provided by Business Insider NASA/JPL/Malin Space Science Systems

Mas quando a Mars Global Surveyor sobrevoou de novo a região em 1998 e 2001, imagens de maior resolução mostraram ser uma forma natural.

Nasa© Provided by Business Insider Nasa

Entusiastas de seres extraterrenos viram o que parecia ser um caranguejo nesta foto tirada em Marte recentemente pelo veículo Curiosity, da Nasa. Desculpe, amigos — o "caranguejo" era apenas uma pedra marciana normal.

Nasa© Provided by Business Insider Nasa

A seguir outro exemplo: em 2013 os teóricos da conspiração enxergaram um "rato" em Marte na foto tirada um ano antes pelo Curiosity, que teria escapado de um experimento da NASA. Como ratos não podem sobreviver na superfície marciana, o rato provou ser apenas mais uma pedra.

Nasa/JPL-Caltech© Provided by Business Insider Nasa/JPL-Caltech

A NASA achou que esta imagem parecia ser a "mão de Deus" e foi assim que a chamou. Mas esta imagem composta, tirada pelo telescópio nuclear da NASA Array e pelo observatório de raio-x Chandra, na verdade é um material particulado deixado por uma estrela que explodiu.

Nasa/JPL-Caltech/McGill
© Provided by Business Insider Nasa/JPL-Caltech/McGill

Um pouco mais adiante está Plutão. Quando a sonda da Nasa pela primeira vez se aproximou do planeta anão avistou uma formação que lembrava um coração na sua superfície, o que poderia ter sido formado por uma mistura de metano e nitrogênio solidificado.

Nasa/JHUAPL/SwRI
© Provided by Business Insider Nasa/JHUAPL/SwRI

Plutão não é o único planeta que virou sinônimo de amor. A nave MRO registrou esta imagem em formato de coração na Arabia Terra em maio de 2010, objeto que se formou quando uma pedra espacial se chocou contra a superfície do planeta, formando a cratera na base do coração.

Nasa/JPL-Caltech/MSSS
© Provided by Business Insider Nasa/JPL-Caltech/MSSS

E o 'Mickey Mouse' foi visto no planeta Mercúrio nesta imagem de 2012 que mostra três das diversas crateras na superfície do planeta. A imagem está na verdade de ponta-cabeça, já que a cratera maior está ao norte das duas menores.

Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington
© Provided by Business Insider Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

O Hubble também tirou esta deslumbrante foto de uma nebulosa que se parece com o olho de um gato. A nebulosa foi criada por uma estrela morta (a "pupila") que expeliu massa em grandes nuvens concêntricas de poeira (a "íris"), cada uma contendo um volume de matéria equivalente a todos os planetas de nosso sistema solar combinados.

Nasa, ESA, HEIC e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
© Provided by Business Insider Nasa, ESA, HEIC e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

O telescópio Hubble tirou em 2013 esta colorida foto da nebulosa Cabeça de Cavalo, que fica na constelação de Orion. Como todas as nebulosas, esta é formada por nuvens de poeira e gás.

Nasa/ESA/Hubble Heritage Team
© Provided by Business Insider Nasa/ESA/Hubble Heritage Team

Esta jovem nebulosa planetária localizada a cerca de 8 mil anos-luz de distância se parece com uma ampulheta vista de alguns ângulos. A imagem é uma composição de três imagens separadas tiradas pelo Hubble coma iluminação do nitrogênio ionizado (vermelho), hidrogênio (verde) e oxigênio duplamente ionizado (azul).

Raghvendra Sahai e John Trauger (JPL), equipe de ciência do WFPC2, e NASA/ESA
© Provided by Business Insider Raghvendra Sahai e John Trauger (JPL), equipe de ciência do WFPC2, e NASA/ESA

Você também enxerga o sorriso da abóbora de Dia das Bruxas na imagem divulgada pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa? As regiões mais brilhantes são os olhos da abóbora e o sorriso são as origens das potentes radiações da superfície. Uma única destas chamas do sol tem capacidade de gerar a energia de mais de um milhão de bombas de hidrogênio de 100 megaton.


 
Nasa / SDO
© Provided by Business Insider Nasa / SDO

A espaçonave Cassini registrou esta imagem em mosaico em 13 de fevereiro de 2010, mostrando a lua de Saturno Mimas — que parece muito com a Estrela da Morte dos filmes de 'Guerra nas Estrelas' graças à cratera de Herschel na superfície.

Nasa/JPL/SSI
© Provided by Business Insider Nasa/JPL/SSI

A galáxia "Sombrero" tem um chapéu mexicano formado por sua protuberância central anormalmente grande que contém bilhões de velhas estrelas e linhas de poeira escuras que representam um disco longitudinal. A imagem é de março de 2008 e foi registrada pelo Hubble.

Nasa/Hubble Heritage Team
© Provided by Business Insider Nasa/Hubble Heritage Team

O homem na lua é talvez a mais conhecida das figuras imaginárias do espaço. Algumas pessoas também já viram um coelho e outras formas. As áreas mais escuras da superfície lunar dark foram formadas por antigas erupções vulcânicas e as mais claras são as montanhas lunares.

Duncan Hull/Flickr Creative Commons (modificada)
© Provided by Business Insider Duncan Hull/Flickr Creative Commons (modificada)
FONTE:
Tanya Lewis
Business Insider
BUSINESS INSIDER

Nenhum comentário: