Seguidores

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ACEITE A HUMANIDADE



 
O mestre da compaixão

O mestre da compaixão


Ao aceitarmos a humanidade daqueles que nos cercam e oferecermos mais do que o certo ou justo nos abrimos a uma nova dimensão da bondade.
 


Hoje o dia me inspirou uma reflexão breve e profunda sobre a verdadeira compaixão.

Ao aceitarmos a humanidade daqueles que nos cercam e oferecermos mais do que o certo ou justo nos abrimos a uma nova dimensão da bondade. Ao ajudarmos aqueles que realmente não têm esperança, tocamos a profundeza da alma e naquele momento exato nos tornamos UM SÓ!


 Uma história criada hoje e, portanto, inédita ilustra esse momento:
Uma vez, há muitos anos, um aluno perguntou ao seu professor querido:


- Mestre, sou uma pessoa compassiva, sigo todos os preceitos da minha religião, educo bem meus filhos, ajudo nos bazares de caridade, respeito todos por aqui, contribuo para várias associações de crianças carentes, ajudo na alimentação dos idosos... mas sinto que falta algo para conhecer verdadeiramente a compaixão.

O Mestre muito sábio disse:

- Saia daqui agora! Estou muito ocupado pra falar com você! Não aguento mais sempre as mesmas perguntas... estou cansado disso!
Sem saber o que tinha acontecido e muito assustado com a reação inesperada de seu amado mentor, o aluno sai rapidamente da sala e corre em direção ao jardim do templo.
Dentro dele algo começou a surgir.
Parecia uma raiva ou mágoa. Sentia-se rejeitado... desrespeitado.
Como ele havia falado com ele assim. Tudo errado. Afinal, ele tinha que estar disponível para perguntas repetidas, pois esse era o papel de um mestre.
Em poucos minutos, já desenhava uma estratégia para fazer uma reclamação formal aos superiores da ordem sobre as explosões de humor do professor. Buscava em sua mente outras situações onde pudesse ter presenciado essas cenas em momentos anteriores ou com outros estudantes.
Quando estava pronto para sair e tomar uma atitude, cheio de razão e coragem, sentiu uma doce mão pousar em seu ombro.

E a voz melodiosa de seu doce mentor sussurrou:

- Querido filho, a verdadeira compaixão não é sentida por aqueles que a precisam e sim pelos que não a merecem!

    



por Nathalie Favaron    Nathalie Favaron é Coach certificada pela European Coaching Association e Terapeuta Sistêmica especializada em Constelações Individuais Familiares e Organizacionais.   


Nenhum comentário: