Você acredita que uma pessoa sozinha é capaz de mudar a realidade de um bairro inteiro? Se a resposta for não, saiba que a resposta está completamente errada.

Sandra Ponce mora no Chile, no bairro de San Ramón, na cidade de Santiago. Ela tinha o sonho de ser médica, mas os cinco filhos e o fato de ser viúva fizeram com que sua vida mudasse de curso e que ela tivesse que trabalhar na área de vestuário.

A chilena estava deprimida com sua vida e com o lugar onde morava: sujo, com carros tocando som alto e com muros pichados. Uma de suas filhas pedia para sair para brincar e ela não deixava, pois achava perigoso.

Até que um dia Sandra decidiu transformar essa realidade. “Naquele dia em que eu não deixei a minha filha fazer algo tão natural como sair para brincar, eu percebi que algo estava errado e eu tive que mudar”, ela contou à revista ‘Paula’.

Ela começou então a varrer a rua. “Havia muita sujeira. Estava cheia de terra, não havia nem uma vala. Havia cadeiras quebradas, latas de lixo viradas. Para onde eu fosse, o quarteirão estava inteiramente pichado”, conta Sandra.

Mas a limpeza da rua continuou, dia após dia. Depois que terminou este pedaço, Sandra passou a varrer e limpar outras ruas. As pessoas começaram a reparar e a dizer que ela era louca. “No começo eu não tinha uma intenção clara. Era como uma inércia, e as pessoas não entendiam por que eu continuava varrendo. Nos primeiros dias, eu tinha vergonha, saía à noite e varria silenciosamente. Mas, de repente parei de me preocupar e eu percebi que uma mudança estava ocorrendo, eu tinha que seguir”, ela explica.

Com o hábito de frequentar mais as ruas ao seu redor, Sandra aprendeu a olhar as pessoas que por lá passavam com outros olhos. “Comecei a entender suas histórias. Eram pessoas muito solitárias. Esses que antes, para mim, eram criminosos começaram a se tornar boas pessoas. Alcoólicos eram carentes de afeto; grafiteiros eram boas pessoas que acreditavam em alguma coisa, eles tinham paixão”.

Os vizinhos passaram a apreciar o trabalho de Sandra e se uniram para melhorar o bairro também, ajudando-a a limpá-lo, comprando tinta para pintura e construindo até um jardim.

Hoje, o local deixou de ser conhecido pela sujeira, assaltos e tráfico para se tornar um ponto de orgulho, de realização de festas e um símbolo da comunidade.

“Agora dá vontade de viver aqui. Tudo está limpo, em harmonia, estamos integrados como vizinhos, nos preocupamos um com o outro. Agora nós só queremos apoio da Câmara Municipal para manter o jardim e para expandir ainda mais os espaços verdes no distrito. Queremos continuar a contribuir para o bem comum de San Ramon”, concluiu Sandra, a heroína cujos únicos super poderes foram uma vassoura em mãos e a vontade de fazer a diferença.
O antes e depois! Fotos: (Reprodução / Revista Paula)


FONTE:

Yahoo Vida e Estilo
Yahoo Vida e Estilo