Seguidores

terça-feira, 23 de junho de 2015

MAIORIDADE PENAL: OPINIÃO DOS BRASILEIROS







9 entre 10 brasileiros defendem

a redução da maioridade penal;


Apoio é maior entre pessoas

com menor escolaridade,


diz Datafolha

                    
MAIORIDADE








Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22) aponta que 9 em cada 10 brasileiros apoiam a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O resultado é o mesmo de levantamentos anteriores feitos pelo instituto.






Perfil de quem apoia


Entre os entrevistados que possuem curso superior, 78% defendem a redução. Já os entrevistados que completaram apenas até o ensino fundamental, o número de apoiadores é 90%.
O apoio também é inversamente proporcional conforme a renda dos entrevistados. Ou seja, os mais ricos se mostraram menos favoráveis à redução quando comparados aos entrevistados com renda menor. Segundo o Datafolha, 81% das famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos apoiam. Já entre as famílias com renda de até cinco salários mínimos o número sobe para 88%.
Quando analisados por região, os maiores defensores da medida estão no Nordeste, com 89% dos entrevistados à favor. A região com o índice menor foi a Centro-Oeste, com 15% dos questionados contra a redução.




Crimes violentos


Recentemente, a comissão especial na Câmara dos Deputados que analisa a questão aprovou a redução em caso de crimes graves. Apenas 27% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade para crimes hediondos, como estupro, homicídio e sequestro, por exemplo. Dessa minoria, 53%, 80% e 24% brasileiros apoiam a redução nos três exemplos citados, respectivamente.
A maioria dos brasileiros, 73%, defendem a mudança para qualquer crime.




A pesquisa


Ao todo, foram ouvidas 2.840 pessoas em 174 municípios por todo o País. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.




LEIA TAMBÉM:
- Após reduzir a maioridade penal, Câmara pode diminuir idade mínima do trabalho do Brasil
- Prender não é a solução da violência, diz representante das Nações Unidas
- Diminuir a maioridade penal é a solução? Te damos 11 razões para provar que NÃO É
- Como reduzir a maioridade penal pode mudar outras leis e confundir a sociedade






FONTE:


Brasil Post  |  De




Publicado: Atualizado:

Nenhum comentário: