Seguidores

domingo, 13 de abril de 2014

QUAL É O SIGNIFICADO REAL DA PASCOA ?






Sabe qual o significado religioso da Páscoa?


Religião
 
 
 
 
Há décadas uma data de celebração espiritual passou a ser uma data comercial cheia de fanatismo e tradições pagãs de coelhos botando ovos de chocolates (Essa é uma longa história que nada tem a ver com espiritualidade e que faz parte de outro artigo).
 
Embora muitas escolas digam que na semana da Páscoa estão ensinando as crianças o significado dessa data, na verdade não o fazem, pois não conhecem a verdade.
 
Apenas dizem que Jesus foi crucificado na sexta feira, ressuscitou no domingo e para comemorar comemos ovos de chocolate botados por um coelho que simboliza a fertilidade e a vida, além de algum parente religioso que diz a essas crianças que não se deve comer carne ou ela estará comendo a carne de Cristo.
 
Então as crianças acreditam, criam uma máscara de coelho com cartolina e lápis de cor e saem por ai pedindo para os país um ovo de seu personagem de desenho animado favorito. Mas nada disso é de fato a Páscoa. Coloque o preconceito, religiosidade e fanatismo de lado se quiser continuar lendo.
 
 
 

 

O nome da Páscoa vem do hebraico Pessach que significa Passagem e tem como objetivo que o povo se lembre quando Deus passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito e os livrou da morte:  Quando os seus filhos pergunta­rem: 'O que significa esta cerimônia?', respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando ma­tou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.(Êxodo 12:26:27).
 
Antes de livrar o povo o Senhor determinou que deveriam sacrificar um animal macho (carneiro ou cabrito que era muito comum na época) para servir assado para sua família na Páscoa do Senhor, mas antes disso deveriam pegar o sangue do "cordeiro" e passar nas laterais e na parte superior das portas, pois o Senhor iria manifestar a sua ira contra os egípcios que haviam aprisionado o povo judeu.
 
As portas com sangue de cordeiro mostrariam que os judeus estavam lá e com isso o Senhor os pouparia de sua ira: "O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destrui­ção não os atingirá quando eu ferir o Egito".

Sendo assim a Páscoa surgiu há mais de dois mil anos e é uma celebração espiritual praticada pelos judeus.
 
Essa celebração é uma grande festa que dura um dia inteiro, onde as famílias se reúnem para conversar, relembrar acontecimentos, comerem com abundância, se divertirem e cantarem.
 
É uma grande festa. Durante todo esse período de festa, os participantes param quatro vezes para tomar um cálice de vinho. O intervalo de um cálice para o outro é de três horas.
 
Todos os cálices possuem uma representação estritamente espiritual, sendo o primeiro o cálice da escravidão que tem por objetivo relembrar que um dia o povo judeu foi escravo no Egito.
 
Passando três horas tomam o segundo cálice, dessa vez representando a Libertação do povo quando deixou de ser escravo e tornou-se livre.
 
O terceiro cálice é o da promessa. E o quarto é o cálice do sofrimento, relembrando que para cumprir a promessa é preciso lutar arduamente.

Na noite em que Judas traiu Jesus, ele participava da festa da Páscoa.
 
Ele tomou os três cálices: O da escravidão, o da libertação e o da promessa, mas não tomou o quarto - o do sofrimento - pois esse cumpriria a promessa de Deus com a morte do Senhor no calvário.
 
Foi por isso que Ele disse: "Meu Pai, se possível, passe de Mim esse cálice! Todavia, não seja como Eu quero e sim como Tu queres. (Mateus 26:39).
 
Ele disse isso quando sentiu medo, pois apesar de ser filho de Deus, era humano quando esteve na terra e temeu como qualquer homem o faria e aquele quarto cálice significava que Ele devia sofrer para nos salvar. Mas apesar do medo, Ele pediu a Deus que fosse feita a vontade do Pai e não a Dele.

Assim concluímos que esse negócio de comer apenas bacalhau ou outros peixes caros e abominar a carne vermelha nessa época do ano, bem como sacrificar todo o salário por ovos ocos de chocolate não tem nada a ver com o real significado da Páscoa, foi algo criado e modificado constantemente pelo homem desde que decidiu transformar datas de teor espiritual em aumento de vendas.
 
 
O que você vai fazer na páscoa é uma escolha sua.
 
Se quer comer peixe, coma e seja feliz, mas saiba que se a única "mistura" que você tiver na geladeira for um frango ou pedaço de acém, você poderá comer tranquilamente, pois não faz diferença o alimento que você coloca para dentro do seu corpo, mas sim o que você tem deixado sair pela sua boca e sido jogado sobre o mundo e as pessoas.
 
 
Nessa Páscoa, não encha a boca para dizer que sua religião esta certa ou que vai controlar o que entrar pela sua boca, faça diferente e a partir dessa Páscoa controle também e principalmente, o que sair da sua boca, pois ela tem um poder gigantesco sobre sua vida.

Espero que tenha entendido.
 
Abraços.
 
 
 
FONTE: IG - SER UM CRISTÃO

Nenhum comentário: