Seguidores

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PRUDENCIA




A RESPOSTA DA PRUDENTE







"Então, ela se levantou,
e se inclinou com o rosto em terra,
e disse:
Eis aqui a tua serva servirá de criada
para lavar os pés dos criados de meu senhor."
 
1 Samuel 25.41



A história de Abigail e Davi foi escrita nos Céus. Assim deve ser toda história de quem serve a Deus. Eles mostraram que temiam o Senhor e se deixaram ser usados por Ele. Quando o Altíssimo tem um plano para a vida dos Seus filhos, não há como não vir a se cumprir. Para isso, não nos devemos apressar nem ultrapassar os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder (Pv 19.2). Quem tem o temor de Deus não se apressa jamais.
 
Ao receber o pedido de Davi para que o ajudasse, Nabal não só recusou atender a necessidade de quem já tinha sido ungido rei de Israel, como também lhe mandou um recado humilhante. Se não fossem a prudência e a sabedoria de Abigail, Nabal e toda a sua casa teriam um fim trágico. Ela demonstrou ser profundamente espiritual, e isso moveu o coração do futuro rei, que, ao saber da viuvez dela, pediu-a em casamento. Para quem teme a Deus, um ato de fé vale muito (1 Sm 25).
 
Mesmo tendo se impressionado com a postura de Abigail, Davi a respeitou como mulher casada. O que vem de Deus não precisa ser precipitado, pois o Senhor sabe determinar os pormenores para que Sua vontade ocorra. Na obra divina, muitos perdem a oportunidade de ser usados grandiosamente no futuro por não resistirem às provações que passam no presente e não saberem que elas fazem parte do seu treinamento.
 
O que mais chama a atenção de quem tem o Espírito de Deus é a maneira como as pessoas se rendem à vontade do Altíssimo. A mulher de Nabal se mostrou temente ao Senhor e foi usada como profeta. A sua atitude fez com que Davi não sujasse as mãos em executar a justiça própria. Por causa do que Abigail demonstrou diante dele, o servo do Senhor soube esperar pela resposta divina. A justiça executada pelo Altíssimo é sempre a melhor opção.
 
Abigail deve ter passado os melhores dias ao lado daquele que sabia amar o Criador e, por consequência, amá-la como merecia. Sem dúvida, ela foi de grande valia no cumprimento da missão que Davi recebeu de Deus, pois, sendo uma mulher de fé e temente ao Todo-Poderoso, em muito deve ter colaborado com ele, dando-lhe palavras de ânimo, consolo e edificação. Ela veio para completar o seu respeito ao Senhor.
 
A resposta de Abigail fez silenciar qualquer voz que poderia dizer que agira por puro interesse. A sua humildade falou mais alto que a sua formosura e, com isso, foi reconhecida e abençoada. A nossa entrega ao Senhor deveria ser, no mínimo, como a dela. Em todos os momentos, os que são agraciados para serem membros do Corpo de Cristo devem estar prontos para lavar os pés dos mais simples, humildes e esquecidos servos do Senhor (Jo 13.14,15).
 
Deus não pode usar quem se considera melhor do que os seus irmãos, importante demais para ouvir o conselho de alguém que, sem dúvida, também foi achado por Ele. O Altíssimo não erra em Suas escolhas, e aqueles que tiverem paciência de esperar pelos Seus atos viverão abundantemente o Seu maravilhoso favor.
 
 
Em Cristo, com amor,
 
R. R. Soares
 

Nenhum comentário: