Seguidores

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NÃO À VINGANÇA

> Mensagem do Dia

07/11/2013 - NÃO À VINGANÇA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará. Provérbios 20.22 Não é coisa boa ser lesado por alguém. Quem não se irrita com o empregado que lhe furta, ou com a pessoa que lança uma mentira a seu respeito, ou com aquele que o atrapalha em alguma coisa? Se permitirmos, a ira encherá o nosso coração, e logo pensaremos em vingança. Os que são de Deus observam o que Ele diz e jamais se deixam levar pelo desejo de vingança. Seja servo do Senhor em tudo.
Veja que o Senhor não somente nos proíbe de nos vingarmos, mas também de dizermos que faremos isso. O fato é que nossas palavras possuem um poder imenso (Sl 34.13; Tg 3.8,9). Por isso, observe o que as Escrituras dizem e não contrarie o que foi escrito. Se a vingança não fosse algo condenável, o Senhor não nos teria impedido de falar sobre isso ou até mesmo concretizar tal ato. Devemos confiar no Altíssimo, pois Ele tem outro meio de fazer o nosso coração ficar satisfeito (Mt 5.6).
Quem nasceu de novo não pertence mais ao maligno (1 Jo 5.18). Fique atento, pois, primeiro, o diabo usa alguém para ofendê-lo. Depois, convence você a se vingar. O que ele mais quer é vê-lo agir em discordância com a Palavra, praticando as obras da carne (Gl 5.20). Então, ele poderá guiá-lo, levando-o a se vingar de quem o ofendeu. Quantas pessoas não agiram sem pensar e, depois de terem seu desejo de vingança saciado, passaram anos na cadeia?
O apóstolo Paulo falou que seria preferível sofrer a injustiça e o dano (1 Co 6.6-8) a entrar em demanda com outra pessoa, pois a contenda, em si, já é completa derrota no Corpo de Cristo. “Eu não aceitarei injustiça de jeito nenhum”, talvez alguém diga. Por certo, quem se expressa assim não passou pelo processo do novo nascimento. Quem está em Cristo é servo de Deus, e, por isso, o que é ou possui pertence a Ele. O Pai declara que dEle é a vingança e Ele recompensará a pessoa que O deixar agir (Rm 12.19). É melhor pedir Sua misericórdia em favor de quem o ofende do que se precipitar.
Certamente, o nosso ofensor está nas mãos do Todo-Poderoso (Hb 10.31). Por isso, precisamos pedir a Ele que tenha piedade dessa pessoa. Em vez de amaldiçoá-la, devemos abençoá-la (Rm 12.14,20). Agora, se andássemos de acordo com a vontade divina, servindo a Deus com inteireza de coração, Ele nos teria protegido das coisas que nos fizeram, do que falaram sobre nós ou a respeito de algum dos nossos (Pv 16.7). Porém, como costuma acontecer, sempre temos uma razão a oferecer para não andarmos 100% de acordo com as Escrituras (Pv 3.7).
Deus há de livrar todos os que confiam nEle. Uma vingança executada pelo homem ou pelas autoridades não trará o filho de volta, não devolverá a virgindade à filha nem fará o tempo recuar para anular o mal que, por não estar em comunhão com o Pai, alguém não soube dos planos do diabo. Entretanto, podemos anular os próximos atos dele, desde que cumpramos a vontade divina, pois para isso o Filho de Deus Se manifestou (1 Jo 3.8).
Toda a Palavra de Deus é para ser entendida e respeitada. Os que não são firmes na fé veem diversos males acontecerem consigo ou com os seus. Aqueles que não falham na missão que lhes foi dada servem ao Altíssimo com integridade de coração. Por isso, serão recompensados pelo que realizam, ainda que seja dar um copo de água fria a algum dos pequeninos que creem no Senhor (Mt 10.42).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares


 
Deus justo e verdadeiro! Nunca pensamos no que Tu nos ensinas, e, se alguém nos ofende, logo vamos ao Judiciário para nos vingar de tal pessoa. Que sequer venhamos a desejar o mal dela! Ajuda-nos a nunca mais colaborarmos com o diabo.

Não podemos pensar em vingança. No entanto, deveríamos sempre Te obedecer e servir, para jamais tropeçarmos na vida. O melhor é estarmos preparados para anular todo pensamento que nos leve a desejar a retaliação.

Esperar por Ti nos dá a garantia de que seremos cercados de boas coisas. Por isso, auxilia-nos a nunca nos afastarmos de Ti, para não cumprirmos a vontade do maligno. Almejamos esperar em e por Ti. A nossa vontade é ficarmos livres para sempre de todo mal.





Nenhum comentário: