Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A GRAÇA DE DEUS

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus .(Ef 2.8)


Você percebe, na sua vida, as manifestações da graça de Deus?
“Como o diamante é para o anel, assim é a graça para a alma” (Thomas Watson).
“Graça” favor imerecido concedido por Deus.
A expressão do amor de Deus, revelado completamente através da pessoa de Jesus Cristo aos pecadores culpados, apesar de sua falta de merecimento.
No Novo Testamento, o termo para a palavra graça é “káris”: deleite, que reflete o terno carinho de Deus, como Pai amoroso que só quer o bem para Seus filhos.
“E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça...” (Lc 4.20-22)


Graça divina quando transformada em ação possui dois sentidos principais:
1) Dom salvífico
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”. (Ef 2.8)

2) Poder que capacita o homem a agir acima de suas forças naturais, e debilidades.
“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo” . (1 Co 15.10)
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.”(2 Co 12.9,10)


TIPOS DE GRAÇA
GRAÇA COMUM

Este favor é a manutenção de Deus no mundo que produz um bem estar na vida e na sociedade que vem da criação, e a compreensão de que o Espírito Santo exerce influência limitada e mantenedora sobre todos os homens, em geral, onde todas as atividades, conquistas e progressos científicos e políticos e culturais da civilização humana têm lugar na história, devido a graça comum de Deus. É uma graça que refreia o pecado, porém sem regenerar o ser humano.


GRAÇA ESPECIAL

“E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” . (Rm 8.30)
Esta dádiva é outorgada somente para aqueles que Deus elege para a vida eterna, ou seja, aqueles que ouviram a mensagem do evangelho e creram no sacrifício de Jesus.
Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei”. (Ez 36.26,27)
Esta graça transforma o ser humano para que o mesmo tenha relacionamento com Deus agora e para a eternidade.

CONCLUSÃO
“A Graça me comprou. A Graça me ensinou. A Graça me prendeu. Agora a Graça me possui.” (Stanley Jones)

Pra. Márcia Dantas S. Cunha
Igreja do Evangelho Quadrangular Jardim Palmira

fonte: Grupo Cristocentro3 - Google

Nenhum comentário: