Seguidores

sábado, 15 de setembro de 2012

CURA PARA A INGRATIDÃO

“Há três categorias de homens mal agradecidos: os que calam os favores recebidos; os que cobram favores prestados e os que se vingam” (Autor desconhecido).

“O homem de coração ingrato é semelhante a um porco que se refastela (diverte-se) com as bolotas do carvalho, mas nunca olha para cima, a fim de verificar a sua procedência” (Timothy Dexter)
“A ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato”. (Goethe).


O QUE É A INGRATIDÃO?
 
1- Uma doença espiritual
“porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu” (Rm 1.21)

2- Desobediência a um mandamento divino
“E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos” (Cl 3.15)
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18)

3- Resultado de uma vida sem Deus
“Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus” (Ef 5.4)



PRINCÍPIOS BÍBLICOS SOBRE GRATIDÃO E INGRATIDÃO
 
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”. (Lc 17.11-19)

2.1 Muitos são abençoados, mas poucos são gratos
“ e um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz” (ver. 15)

2.2 A gratidão é a memória do coração
“E um deles, vendo que estava são” (ver. 15 a)
“e não digas no teu coração: A minha força e a fortaleza de meu braço me adquiriram este poder. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder; para confirmar o seu concerto, que jurou a teus pais, como se vê neste dia” (Dt 8.17,-18)

2.3 Deus avalia as nossas atitudes de gratidão ou ingratidão
“E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?” (vers. 17,18)

2.4 A gratidão possibilita maiores bênçãos
“E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (ver. 19)
 
 
Se você já foi alvo da ingratidão, aplique três princípios da Palavra, para proteger seu coração:
Lembre-se Deus não é injusto (Hb 6.10)
Faça o bem sem esperar recompensa (Lc 14.12-14)
Não deixe de fazer o bem (2 Ts 3.13)
 
Pra. Marcia Dantas S. Cunha
Pr. Marlon Góes
 
FONTE: Grupo Cristocentro3 - Google

Nenhum comentário: