Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A COROA DA VIDA

"Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."   Tiago 1.12

De certo modo, a tentação pode ser aceita como benéfica. É claro que não é agradável ser tentado; porém, quando isso ocorre, nada podemos fazer, a não ser evitá-la. O certo é não aceitar as sugestões do inimigo e rejeitá-las sempre declarando as Escrituras. Desse modo, não haverá transgressão. Logo, sendo provado e aprovado, você receberá a recompensa que Jesus dará a quem tiver se mantido fiel.

Apenas ao ser tentado, não há pecado. Ora, a Palavra de Deus nos informa que Cristo sofreu tentação em todas as áreas, mas jamais pecou (Hb 4.15b). Então, ao sentir que o tentador está oferecendo algo, não aceite. Assim, quando a prova terminar, o poder de Deus estará ao seu lado para servi-lo. No momento da dificuldade, tenha como alvo a recompensa, e você não se deixará levar pelas mentirosas ofertas do diabo.

Saul fora escolhido para ser rei, mas era seduzido pelas tentações do inimigo. Certa vez, os inimigos estavam a ponto de destruir o exército de Israel. Samuel, o profeta dos seus dias, havia estabelecido um tempo para estar com o rei e, assim, ajudá-lo. No entanto, como se atrasou, Saul transgrediu o concerto e ofereceu o que não era devido (1 Sm 13.5-13).

Em outra ocasião, deliberadamente, Saul foi influenciado pelo que via, desobedecendo à Palavra. Para ele, não havia problema em poupar as boas vacas e ovelhas dos amalequitas. Contudo, Deus não mais o deixou ser rei sobre Israel (1 Sm 15.1-28). Isso nos ensina que jamais devemos trocar o que está escrito na Bíblia por qualquer oferta, ainda que esta pareça boa e sem maiores consequências.

O mesmo Saul havia mandado matar todas as médiuns e feiticeiras que havia no seu reino. No entanto, quando não mais sentia a direção de Deus, descobriu que restava pelo menos uma. Então, transgredindo a Palavra do Senhor mais uma vez, ele a visitou e foi enganado por um espírito mentiroso que se passou pelo profeta Samuel. O erro do rei tem feito muitas pessoas acreditarem na feitiçaria até hoje.

Contudo, não há maior tentação do que a que José sofreu no Egito. Se ele fosse um homem carnal, poderia ter-se tornado amante da mulher de Potifar. No entanto, por temer a Deus, fugiu do laço do maligno e foi lançado no cárcere. Todavia, o final da história provou que ser fiel ao Senhor vale a pena – ele foi levantado como primeiro-ministro da maior nação do mundo na época.

Deus procura fiéis e, o tempo todo, Seus olhos passam pela Terra para ver os que se mantêm firmes em Sua Palavra. Que Ele nunca o veja em situação embaraçosa, mas sempre seguro nos divinos preceitos. Deus ama os que O amam. A coroa da vida está preparada; portanto, não deixe que ninguém a roube de você.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: