Seguidores

domingo, 20 de maio de 2012

PRIVILÉGIOS DE QUEM ALCANÇA O FAVOR DIVINO

Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto.

Salmo 89.14

O salvo alcançou o maior privilégio que um mortal poderia obter: tornou-se filho de Deus. Com isso, ele adquiriu direitos e também deveres a cumprir. Jesus afirmou que os membros do Seu Corpo – a Igreja – são o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13,14). Mais adiante, a Escritura afirma que o salvo é a justiça de Deus (2 Co 5.21). Não há como entender que alguém que provou o amor de Deus deixe tudo para ter uma vida inferior de pecado.

Deus não nos salvou por acaso. O preço pago por Jesus foi de alto valor. Ele deu Sua vida para que fôssemos resgatados do império das trevas. Por isso, o mínimo que devemos fazer para provar a nossa gratidão é vivermos livres de toda forma de pecado. Agindo assim, provamos ao Senhor que estamos felizes com a salvação.

O Altíssimo reina no trono que tem duas bases: justiça e juízo. Por esse motivo, nenhum salvo deve sucumbir às tentações nem cair em transgressão; se isso ocorrer, de nada terá valido para ele o sacrifício que Cristo fez no Calvário. Justiça significa que o Senhor julga somente sobre o que diz Sua Palavra, e juízo é o que Ele faz a respeito do que tem decretado. O salvo deve pensar muito antes de errar, pois Deus não tem outro meio de agir.

Bom é saber que o rosto de Deus nos contempla o tempo todo. Então, se nos voltarmos para Sua Palavra, Ele nos dirigirá para que solucionemos algum problema, evitemos uma tentação ou recebamos uma bênção. Com Seu olhar sobre nós, seremos sempre protegidos. Ele jamais tirará Seu rosto daqueles que Lhe pertencem e O honram.

É evidente que ninguém tem em si a capacidade de viver de modo digno. Porém, com Deus iluminando-nos, não tropeçaremos, uma vez que a misericórdia e a verdade vão adiante do rosto do Senhor. Quem segue as direções da Palavra sempre encontra o favor divino. No entanto, se insistir no erro, tal indivíduo não terá a misericórdia operando em favor dele, pois ela opera com a verdade.

Fomos salvos de todo envolvimento maligno. Quem não se envolver com as tentações jamais será confundido. Contudo, os que não forem zelosos em sua conduta verão que, para eles, as promessas do Senhor deixarão de ser cumpridas. Por isso, é bom vigiar e orar para não cair em tentação (Mt 26.41), mas, se já estiver caído, o remédio será arrepender-se.

Ao ser aceito na família divina, você foi feito nova criatura; as coisas velhas passaram (2 Co 5.17), e a sua ficha foi purificada. Por isso, pode entrar na presença do Senhor sem sentimento de indignidade e determinar sua bênção em Nome de Jesus. Portanto, seja forte e firme na fé, pois suas orações terão o sim de Deus.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: