Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A MANEIRA CORRETA DE OFERTAR

Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

2 Coríntios 9.7

Desde o início, o homem foi ensinado sobre a importância de ofertar algo a Deus. Os dois primeiros filhos de Adão e Eva apresentaram-se com uma oferta diante do Altíssimo. Abel trouxe um cordeiro, o que alegrou o coração de Deus. Já Caim, o qual se deu ao maligno, não pensou no que fazia e não teve a aprovação divina para seu ato. Por isso, busque a direção do Senhor para que sua oferta seja aceita.

O pecado afastou o homem da presença divina, e ele perdeu todos os atributos que o tornavam agradável aos Céus. Em si e de si mesmo, o homem não tem nada que o recomende ao Criador. Jesus foi claro ao dizer que não aceita humano testemunho (Jo 5.34) nem recebe glória dos homens (Jo 5.41). Então, para louvar, ofertar ou fazer qualquer serviço para o Altíssimo, a inspiração e a capacidade têm de vir dEle.

Por meio da pregação do Evangelho ou da leitura bíblica, Deus fala ao seu coração sobre o que deve fazer, que atitude tomar e o que mais se faz necessário. Se você atender a Deus, irá agradar a Ele, fazendo-O feliz. Porém, se não der a devida atenção ao que Ele fala e, mesmo cheio de boas intenções, fizer o que Ele não lhe ordenou, você Lhe desagradará. Ora, a alegria do Senhor é a sua Força (Ne 8.10).

Jamais corra dos desafios que o Altíssimo traçar para sua vida. Se Ele mandar que você faça algo grande, ponha-se a caminho e lute para cumprir tal alvo. Se Deus o chamar para ser semeador, Ele lhe dará a semente e, ao plantá-la, você receberá dEle o pão para comer. Por isso, não caia no erro de ofertar com tristeza, pois será como se tivesse chamando-O de mau caráter por ter dado a você tal carga para suportar.

Outro erro considerável é ofertar com o propósito de receber mais. A ganância nunca deve habitar o coração de um filho de Deus. É claro que existem promessas que o Senhor fez para quem Lhe obedecer. Os que dão com alegria haverão de receber muito mais do que a quantia que entregaram; porém, o que conta é a obediência, não o espírito interesseiro.

Ao dar a sua oferta, tenha em mente que não há nada mais que agrade a Deus do que cumprir o que você propôs em seu coração. Não mude a sua decisão por nada. Seja firme e obedeça às ordens do Pai. Um filho disse que iria trabalhar, e não foi; o outro disse que não iria, mas, depois, arrependido, resolveu ir. Este agradou ao Senhor. Seja como ele!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: