Seguidores

sábado, 31 de março de 2012

QUANDO ALGUÉM CAI EM PECADO

Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.

1 Timóteo 5.20

Os filhos de Deus são pessoas recriadas em Cristo Jesus, não têm vícios e, portanto, foram feitas para viver livres do pecado, longe da escravidão de Satanás, e brilhar como luz no Senhor (Mt 5.14). No entanto, alguns se deixam levar pelo inimigo e, assim, envergonham o bom Nome que sobre eles é invocado, além de trazer sobre si também desonra e julgamento.

Não há algo mais triste do que ver um irmão cair em transgressão, pois a volta para ele é sempre traumática. Na verdade, o caminho inverso nunca deveria ter sido feito. No entanto, é certo que Deus concede o perdão a quem se desgarrou do Seu aprisco, mas o retorno dessa pessoa é diferente da entrada de um pecador no Reino dos Céus, pois ela já havia sido lavada e regenerada, porém, outra vez, pecou. A paixão que a fez abandonar o Reino de Deus, sem dúvida, fará com que ela não volte à santidade e, desse modo, não fique livre das ações do inimigo.

A orientação da Palavra de Deus é que, se virmos um irmão errando, devemos chamá-lo e repreendê-lo. Contudo, se ele não nos ouvir, temos de convocar duas testemunhas e, de novo, dar-lhe a chamada necessária. Caso novamente não nos ouça, precisamos levá-lo à igreja e, se ele não a ouvir, deve ser considerado publicano e pecador. Entretanto, nem sempre temos cumprido esses passos, que, sem dúvida, são muito importantes.

Alguém pode cometer pecado e, ao ser advertido ou perceber seu erro, confessá-lo, pedir perdão e voltar à comunhão com o Pai. No entanto, há alguns que saíram do Caminho, gostaram do erro e, agora, vivem abertamente na iniquidade. Por causa disso, eles se separam da presença do Senhor e se dão ao maligno. É claro que Deus pode restaurá-los desde que se arrependam verdadeiramente.

Diferentemente dos que sucumbiram – os quais devem têm de ser repreendidos por quem tomou conhecimento do erro –, aqueles que já vivem em pecado precisam ser advertidos na presença de todos, uma vez que já não dão atenção ao que o Espírito de Deus lhes fala. A repreensão pública poderá abrir seus olhos para que se arrependam e, de novo, possam ter comunhão com o Pai.

Por outro lado, as pessoas que estão sob tentação poderão acordar para o perigo que correm e, assim, tomar a sábia decisão de repreender o inimigo que as tenta. Se caírem, também passarão pela mesma vergonha de ser admoestadas publicamente. Quem vive em pecado, se não se arrepender, fatalmente irá para a perdição eterna.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Um comentário:

Unknown disse...

me ajudem por favor!!! fui consagrado a diacono e cai em adulterio, confessei a Deus e minha esposa que me perdoou é preciso confessar ao pastor? serei restaurado novamente? pois não consigo me perdoar desde quando cai me afastei de td na igreja e até hj não tenho conseguido voltar para meus trabalhos na igrja, vou aos cultos mais não sou mais o mesmo tem horas que sinto que Deus me ama e tem horas que parece que não me ajudem!!! tenho muita duvida sobre perdão.