Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BOA LISTA DE COISAS A SEREM FEITAS

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4.8

Somos responsáveis pelo que pensamos; portanto, não devemos ter em mente assuntos que nos afastam de Deus. Escrevendo aos irmãos filipenses, o apóstolo Paulo listou alguns itens nos quais temos de colocar nosso pensamento. Se seguirmos a direção certa, eles nos farão um grande bem. Ao nos transformar pela renovação do nosso entendimento, experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2), a qual nos leva a uma vida feliz e próspera.

Jamais procure meditar no que não é verdadeiro. Ora, algo é genuíno quando é originado ou endossado pela Palavra do Senhor. Por isso, fuja de qualquer tema que, ainda que pareça legítimo, não tenha base bíblica, pois, sem dúvida, será pernicioso. O que não provém do Altíssimo nos afasta da Verdade e nos leva ao engano; por isso, jamais analise, examine ou pense nisso.

O que vem de Deus é justo, mas aquilo que não procede dEle vem do maligno. Tudo o que existe no mundo real, ou no imaginário, tem sua origem na luz ou nas trevas. Do Pai celeste jamais virá algum mal, pois Ele é a Luz (1 Jo 1.5). Por outro lado, do inimigo, nunca procederá algo bom, pois ele é mau. As coisas justas têm sua origem em Deus, ou na aplicação da Sua justiça. Nisso devemos pensar, pois há bênção em meditar nelas.

O Senhor é a Fonte pura na qual não há nada que nos possa fazer mal. Então, o que for impuro não deve sequer ser cogitado. Aquilo a respeito do qual Ele não fala diretamente pode ser bom, desde que não tenha sido proibido por analogia. Por exemplo, a Palavra declara que os alcoólatras não herdarão o Reino dos Céus, pois estão destruindo o próprio corpo, o qual é templo do Espírito Santo (2 Co 6.16). Mediante essa proibição, podemos entender, comparativamente, que os usuários de drogas, por também estarem causando mal a si mesmos, não entrarão no Reino de Deus (Gl 5.21).

É impossível algo vir de Deus e não ser amável; seja ele material, seja abstrato. Se alguma coisa nos faz sentir mal, traz-nos desconfiança ou entra em conflito com as Escrituras, não serve para nós. Devemos ocupar-nos somente com a docilidade, inocência e pureza.

Não ocupe seu pensamento com assuntos imorais, pois isso atrapalha a vida sentimental. Quem age de tal forma, certamente, faz a escolha errada ao se casar, por exemplo. No entanto, a pessoa que só pensa no que é de boa fama tem a vantagem de nem sequer perceber a imundície do mundo, ficando imune ao que não presta, mas que, infelizmente, domina a mente de muitos que sentem prazer no erro.

As coisas vazias não possuem virtude alguma e são verdadeiras ladras do nosso tempo. Se meditarmos nelas, nada nos será acrescentado e, ainda, perderemos as oportunidades de conceber bons planos, proferir palavras proveitosas e tomar decisões acertadas. Não deixe de ocupar seu pensamento no que há louvor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: