Seguidores

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

QUANDO AS COISAS COMEÇAM A DAR ERRADO

Todavia, os edomitas se revoltaram contra o domínio de Judá até ao dia de hoje; então, no mesmo tempo, Libna se revoltou de debaixo de seu mando, porque deixara ao SENHOR, Deus de seus pais.” 2 Crônicas 21.10


O erro de Jeorão foi ter deixado o Senhor. Tenho visto esse equívoco ser cometido por muita gente. Há pessoas que se deixam levar facilmente pelas coisas do mundo. Elas preferem morar em lugares deliciosos, ter boas casas, boas roupas, bons carros, o que não é errado; porém, não buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Exatamente por causa disso, o diabo as tem em suas mãos e as oprime.

Nos dias de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o poder de Judá e constituíram para si um rei. Jeorão deveria ter aberto os olhos e visto que alguma coisa estava errada. O fato é que o pecado cega, e quem está nele vê até justificativa para seu equívoco. No entanto, ao primeiro sinal de que algo não está bem, os sábios entram em oração para que o Senhor lhe mostre o que precisa ser feito.

Confirmando o que a Bíblia afirma: Um abismo chama outro abismo (Sl 42.7), foi a vez de o reino de Libna revoltar-se e não querer mais o governo de Jeorão, o qual, de novo, não buscou o Senhor e fez o que as pessoas do mundo fazem. Ora, os problemas que surgem nos mostram que não estamos andando na luz, pois quem anda de dia não tropeça (Jo 11.9). O inimigo atacará ao perceber que, por causa do pecado, o Senhor não nos guardará.

Jeorão errou por ter abandonado o Altíssimo. Uma pessoa deixa o Senhor quando não mais lê a Palavra, não se consagra nem busca a direção divina. Isso acontece com uma facilidade tremenda, pois o maligno até ajuda o indivíduo a melhorar de vida, se isso afastá-lo de Deus. Então, para não cair em tentação, é preciso estar vigilante e em oração. A pessoa pode ser tentada a cometer adultério, ser desonesto e, dentre outros pecados, a não buscar o Pai.

Se as situações estão dando errado em sua vida, provavelmente, sua fé anda caída. Quem para de clamar ao Senhor fica parado na estrada da fé, sem receber as revelações que Ele concede, as quais iluminam o caminho para segui-lO. Deus sabe os planos que têm para nós; porém, nem sempre permitimos que Ele opere a vontade dEle em nosso viver.

Em vez de buscar o Altíssimo, Jeorão fez altares de idolatria nos altos e, desse modo, seduziu Jerusalém para se afastar do Deus vivo. Ora, também temos construído esses altares ao fixarmos a nossa atenção em uma casa bonita, em um belo carro, barco, nas próximas férias em algum país etc. A verdade é que quem busca encontra; quem bate a porta lhe é aberta, e quem procura acha (Lc 11.9). Deus é com aquele que segue Suas orientações.

Jeorão só conseguiu permanecer por oito anos no reinado, porque Deus não quis destruir a casa de Davi, por causa da Aliança que fizera com ele. O Senhor havia prometido dar a Davi e a seus filhos uma lâmpada. Portanto, não abuse da paciência divina.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: