Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

NEM SEMPRE FILHO DE PEIXE É PEIXINHO

E, subindo Jeorão ao reino de seu pai e havendo-se fortificado, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel.” 2 Crônicas 21.4


Josafá foi um grande homem de Deus, que soube escutar a voz do Senhor e obedecer a Ele. Porém, esse rei não conseguiu fazer com que seu primogênito, Jeorão, além de herdeiro, fosse um bem-sucedido sucessor. Infelizmente, muitos servos do Altíssimo não abrem os olhos para ver se a família está ou não na fé. Com isso, são surpreendidos com atitudes descontroladas dos seus, que lhes trazem dor, sofrimento e vergonha.

Esse governante se preocupou com o futuro material de seus filhos; porém, o mais importante – o temor do Senhor – foi deixado de lado. Se a Boa Semente não for plantada, o inimigo semeará sua imundície e, com isso, não nascerá bom fruto. Não é por acaso que escutamos que familiares do povo de Deus são surpreendidos nos caminhos do mal. Por isso, é preciso que vigiemos e oremos para que os nossos não entrem em tentação (Mc 14.38).

Josafá determinou que Jeorão fosse seu sucessor. Provavelmente, a escolha se deu por vontade dele, e não de Deus, pois seu filho se mostrou uma pessoa de péssimo procedimento. Erra muito quem toma decisões segundo o que parece ser certo, e não pela direção divina. Na casa de Jessé, o profeta Samuel ficou impressionado com o filho mais velho daquele homem, porém ele não era o escolhido do Senhor, mas, sim, o jovem Davi.

Cedo, o rei Jeorão mostrou que era mau. Tão logo o reino lhe foi confirmado, ele, tendo-se fortalecido, fez o que já tinha premeditado: matou todos os seus irmãos. A pessoa mal-intencionada deve ser evitada, pois, quando as condições forem propícias, ela não hesitará em executar sua loucura. O homem criminoso não descansa, enquanto não vir cumprido seu perverso intento.

Não é à toa que a Palavra declara que Jeorão havia-se casado com a filha de Acabe, o perverso idólatra e feiticeiro rei de Israel. Mais uma vez, o rei Josafá errou, pois, ao permitir tal casamento, entregou o filho para ser contaminado pela louca família, a qual havia feito com que Israel se distanciasse do seu Deus.

Os que amam o Senhor não devem aceitar a companhia dos que não O temem. O fim de Jeorão foi trágico. Saiba que não há paz nem futuro para os que se dão ao pecado. Pelo seu mau comportamento, ele só reinou oito anos e, depois, entrou para a eternidade para aguardar o julgamento final. Infelizmente, fatos semelhantes têm-se repetido ao longo dos séculos, e não tem sido diferente em nossos dias. Ai de quem se vende ao diabo!

É bom verificar qual tem sido sua conduta diante dos seus familiares. Esforce-se para não ser o responsável por alguma loucura que alguém cometa. Em todos os tempos, suas vestes devem ser limpas, e, ao mesmo tempo, a unção não deve faltar sobre sua cabeça (Ec 9.8). Com isso, sua linhagem será bem-sucedida em todos os sentidos.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: