Seguidores

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A QUEM DEUS PROMETE PRESTAR ASSISTÊNCIA

Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo.”  Salmo 112.5



Para algumas pessoas que, aparentemente, servem a Deus, nada dá certo. De fato, parece que elas não têm a ajuda divina no que fazem, e, ainda que tentem emendar-se, tudo continua dando errado. Elas não entendem que deixar de cumprir as ordenanças contidas na Palavra do Senhor as leva a não terem a mão divina operando em favor delas. Como aconteceu com Jonas – o profeta fujão, que se recusou a seguir a direção de Deus –, o mesmo ocorre com elas.



As Escrituras declaram que o homem que se compadece do próximo e empresta o necessário é diferente, pois sempre vai bem. É bom fixar a atenção nessas duas palavras, pois elas são a causa do sucesso de alguns e do fracasso de outros. O melhor é obedecer às orientações celestes, pois o Altíssimo não falaria desse modo se isso não fosse de suma importância e se Ele não nos quisesse ver comendo do bom e do melhor.



Ter um coração compassivo pelas necessidades do próximo é bom. Há, inclusive, muitos que não servem ao Altíssimo, mas se compadecem dos necessitados. Como é um livro para o coração, sem dúvida, a Bíblia nos orienta a termos compaixão pelos que têm caminhado a passos largos para a destruição eterna, os quais vivem enganados pelas mais diversas doutrinas religiosas, que nada têm de Deus.



Tais pessoas se especializam em ensinos que jamais as aproximam do Senhor. Algumas não se cansam de fazer sacrifícios, penitências e práticas desnecessárias. A verdade é que os perdidos não estão no erro por acaso; são enganados pelos piores demônios – os que se passam por anjos de Deus, mas fazem com que as pessoas continuem tomando atitudes condenadas pelas Escrituras.



Os que se compadecem delas não medem esforços para ajudar o que faz a obra de modo bíblico. Eles se consagram com jejuns e orações, até que as vejam rendendo-se aos pés do Salvador. Quem tem essa atitude fica como um memorial diante do Pai, que, no momento certo, estende Sua mão e, então, derrama Suas bênçãos sobre aquela vida.



O significado do verbo emprestar, usado nessa passagem bíblica, vai além de socorrer um endividado, com dinheiro ou bens materiais; trata-se de usar a fé em seu benefício. Com isso, o servo de Deus empresta ao Senhor o que dEle tem recebido. Como pagamento, obtém o favor divino, o qual o leva a tomar sábias decisões. Portanto, não perca a oportunidade de sempre se compadecer de quem precise da sua fé e de emprestar a ele. Você só tem a ganhar obedecendo ao Altíssimo.



Essas pessoas verão que terão a capacidade de dispor do que lhes pertence com juízo, pois o próprio Deus as ajudará a escolher a melhor opção. Em outras palavras, podemos dizer que elas terão o Senhor como seu Defensor, como Advogado na hora da decisão. Vale ou não vale a pena fazer o que alegra o Pai? Com certeza, sim!



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares


Nenhum comentário: