Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CUIDADO COM AS SUAS PALAVRAS

E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.” 2 Timóteo 2.17,18

O Senhor usou Paulo para nos advertir de falatórios profanos – palavras que provêm dos demônios, as quais, sendo proferidas, levam ao engano todos aqueles que dão crédito às mentiras do Inferno. Qualquer história religiosa, mesmo que pareça lógica e verdadeira, deve ser completamente rejeitada se não estiver em conformidade com a Bíblia, uma vez que, certamente, tem sua origem no maligno (Gl 1.8,9).

Por essa razão, é preciso ter cuidado com o que sai da sua boca. Enquanto apenas sua mente concebe maus pensamentos, você ainda não pecou, pois está no estágio da tentação (1 Co 10.13); porém, se deixar que aquilo o faça sucumbir, passará a ser responsável pelos seus atos. Então, ao permitir que a tentação lhe ensine, assumindo a mentira como verdade, você contaminará, além de si mesmo, outras pessoas e se tornará culpado quando cair no erro e passá-lo aos outros.

Uma vez concebidos os maus pensamentos, a palavra proferida – a que não está de acordo com a Verdade – faz seu coração se tornar mau, levando-o a falar como o diabo quer e corroendo-o como a gangrena. Contudo, o Senhor deu ao homem o poder de recusar o que não vem dos Céus, ainda que a tentação ocorra em todos os sentidos e, até na fé, sejamos tentados a desobedecer à vontade do Senhor.

O apóstolo Paulo falou de Himeneu e Fileto, homens da sua época, que, apesar de serem cristãos, deixaram-se levar pelo espírito da iniqüidade. Então, ao se desviarem da verdade, causaram um grande mal a si mesmos e a outras pessoas, as quais acreditaram na mentira deles – que a ressurreição já havia acontecido.

Não são poucas as doutrinas malignas que têm sido inventadas no decorrer dos séculos. Conheci pessoas que pregavam abertamente que os dias de milagres já haviam cessado, o que fez muitos desistirem de crer no Senhor. Além de continuarem sofrendo, elas deixaram de levar outros para o Reino de Deus com seu testemunho. Ora, quem colocou tal mentira no coração delas? O que lucraram com o prejuízo causado? Infelizmente, Himeneu e Fileto ganharam seguidores.

A pior atitude que uma pessoa pode ter é perverter a fé que alguém possui. No entanto, sabemos que muitos têm sido usados para fazer isso, espalhando doutrinas erradas. O que dizer, por exemplo, daqueles que usam artifícios e subterfúgios para angariar recursos ou conseguir favores sexuais? Coitado de quem busca o demônio ou se deixa usar por ele para qualquer fim.

Portanto, esteja sempre preparado para ser usado pelo Senhor Deus, pois, com isso, você não terá surpresas desagradáveis e infelizes no grande Dia. Contudo, se você desviar alguém da sã doutrina ou for causa do tropeço de outrem, não terá desculpas no Juízo Final. Então, lute para ter o prazer de ficar diante do justo Juiz e receber, de Suas mãos, a coroa da justiça.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: