Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2011

COMO ERA DANIEL ?

Daniel era de Deus, inteligente, sábio, cuidava da sua alimentação, orava e louvava a Deus, pois sinceramente ele cria em Deus.


E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.” Daniel 1:20

Daniel, ao lermos no seu livro, já no capitulo 1, dentro das Sagradas Escrituras, constatamos que:

·        Era um rapaz pertencente ao Reino de Judá, israelita. (herdeiro das promessas de Deus);
·        Era filho de Israel, da linhagem real e dos nobres;
·        Não tinha defeito algum;
·        Tinha boa aparência e era bem proporcionado (elegante);
·        Instruído em sabedoria (Deus lhe concedia) e também era sábio em ciência, em outras palavras, era conhecedor do mudo divino, mas não desprezara obter os conhecimentos daqui da terra;
·        Era inteligente e entendido no conhecimento também, ou seja, conhecia as situações na prática;

O Reino de Judá foi invadido e dominado pelos caldeus, que tentavam impor sua cultura mundana junto ao povo judeu e valiam-se dos jovens para tentar cumprir isto:

  • O reinado invasor de Judá definiu que Daniel (e seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego) tivesse seu nome trocado, conforme a cultura do reinado persa e aprenderia a escrita a escrita e a língua dos caldeus (grupo da casa dos magos, que se ocupavam da astrologia, adivinhações, assuntos religiosos, usavam textos antigos, vertidos para seus contemporâneos.
  • Queria que Daniel e seus colegas comesse e bebessem as mesmas iguarias oferecidas ao rei, mas Daniel não comia qualquer coisa impura e nem bebia álcool, propôs ousadamente comer legumes e tomar água, um jejum de 10 dias para provar a superioridade desta opção. (Daniel 1:20)
  • Daniel orava três vezes ao dia e louvada a Deus e se caracterizava com um semblante e um corpo melhor.

Os resultados obtidos por Daniel se resumiram em mais sabedoria e mais inteligência, pois estava mais perto de Deus, apesar dos infortúnios que o Reino de Judá enfrentava:

  • Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria, talento e saber;
  • Entendimento em toda visão e sonhos (interpretar)
  • 10 vezes mais capacidade em toda a matéria de sabedoria e inteligência;
  • Sabedoria e inteligência para as consultas do rei que havia dominado Judá.

Deus elevou Daniel à posição de destaque e de prosperidade porque ele colocou Deus em evidência, honrando-o com suas ações.

Daniel tinha todos os aspectos em excelente destaque:
ESPIRITUAL: fiel a Deus, louvava e orava a Deus e cria somente em Deus.
FÍSICO: vigoroso, boa aparência, bom físico, forte, alimentação correta.
MENTAL: inteligente, opção de servir ao rei.

Daniel cuidou de todos os aspectos para atender aos propósitos de Deus: espiritual, físico e mental e prosperou porque teve fé em Deus, creu com sinceridade plena que Deus o livraria de todo o mal e Deus o exaltou sobre todos os homens !!!

Em resumo: Daniel orava a Deus três vezes ao dia e o louvava também, pois tinha fé, cria em Deus e colocava 100% de sua vida nas mãos de Deus; alimentava-se em equilíbrio e estudava a Palavra de Deus, combustível para ser gerador de frutos para Deus através de todas as situações que enfrentou.


Em Nome de Jesus.




Mônica Gazzarrini


“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: