Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GLOSSÁRIO DOS NOMES DA BÍBLIA.

Conheça o significado das faculdades ou condições da alma humana.


ISRAEL = Deus luta, Deus se mostra forte, Deus resplandece. Um homem, uma nação. Simbolicamente => serve para dramatizar a sua vida, sua saúde, seu trabalho, sua família, suas finanças e a cada problema pessoal que você tem. Representa a plenitude em Deus que percebeu a irrealidade da matéria.

IS = princípio feminino, alma, mente, pensamento, receptivo a Deus.

RA = princípio masculino, o homem em ação, agindo em Deus.

EL = sufixo que indica Deus (betEL, gabriEL), união de pai e mãe, Deus, inteireza, trindade, regeneração espiritual.

ISRAELITA = qualquer um que esteja buscando a Deus, independente da religião que professe, o que crê em Deus, aquele que crê na oração.

JACÓ (1) = suplantador, o que vence. Enganar, iludir. Aquele que toma o lugar do outro. Simbolicamente => raça humana, homem comum, nós, egoístas, que cometemos erros e pecados, mas que não erra com tranqüilidade. Anseia por coisas mais elevadas e tinha o desejo real de mudar.

JACÓ (2) = representa a nossa natureza superior, nossa natureza espiritual. É o homem espiritual e mostra-nos o caminho de volta a Deus, à liberdade e à harmonia.

JACÓ (3) = espírito, pneuma.

ESAÚ = amor às coisas materiais, nossa vida material, homem antes de conhecer a Verdade. Representa a nossa natureza inferior, nossa natureza animal. Significa vermelho, a terra vermelha. O homem material, durão, materialista, rude, óbvio.

ESAÚ E JACÓ = a idéia espiritual suplanta a material. Simbolicamente gêmeos, representam nossa natureza, superior e inferior.

CALCANHAR = representa o ponto fraco do homem. É a parte do corpo que entra em contato com o solo.

NOITE/ESCURIDÃO = problema, irritação.

HEBREU = membro de uma raça, talvez a mais antiga.

PORTÃO = baluarte da consciência. São as sentinelas que postamos, que permitem que certas idéias e crenças entrem em nossa mente.

ABRAÃO = corpo, soma, execução, quando se quer fazer algo em Deus (ex: curar, orar na fé, realizar).

ISAAC = alma, psique, receptivo às instruções de Deus, criativo.

POÇOS = contato com Deus, pensamentos e idéias sempre novos, fervilhando na consciência.

BETEL = casa de Deus.

EL-BETEL = Deus na casa de Deus.

GABRIEL = “força de Deus”, “homem de Deus”, “enviado de Deus”. É um lampejo, uma boa idéia, uma boa notícia, um palpite, significa que você teve uma noção da presença de Deus. Anunciou a Maria a escolha dela como mãe do Salvador, Jesus.

MIGUEL = “Deus é justo, incomparável”. Derrotou o demônio. É a negação do mal quando o medo surge em nós ou quando chegam as más notícias. Negação do mal, pois ele não vem de Deus.

RAFAEL = “Deus tem curado”, “Deus está ajudando”. Cura. Deus está me curando, Deus está abençoando esta situação.

BÍBLIA = “Os Livros”. É um grande vórtex através do qual flui um maravilhoso poder espiritual para o individuo que está lendo com compreensão.   O termo ‘bíblia’ é derivado de ‘biblos’ cidade antiga da costa oriente do Mediterrâneo.

ORIENTE = onde nasce o sol, leste, lado direito.

OCIDENTE = onde o sol desaparece, oeste, lado esquerdo.

SÍMBOLOS, PARÁBOLAS, ALEGORIAS = forma de expressar amplas idéias espirituais através da linguagem, saindo do sentido literal, atingindo o verdadeiro significado bíblico.

NASCENTES = contato com Deus. Pensamentos e idéias novos, fervilhando na consciência.

MAGOS = Os magos são examinados por conceitos, não se restringindo a parte espiritual, do real valor, ou representação para humanidade. São considerados os valores políticos, ou céticos da história, bem como, seu significado para os "gentios", quando adoram o Messias.

IGREJA = cristãos, conjunto de cristãos, aspirantes a cristãos, buscadores da Verdade.

JERUSALEM = paz.

NOIVO/NOIVA = aspirante à união com Deus.

VIÚVA = sem Deus, distante de Deus, não está recebendo o amparo de Deus.

PEDRA = cada uma das revelações que Deus faz para nós.


Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini


“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: