Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA

E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra, fugiram, então e saíram de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta dentre os dois muros; e saiu pelo caminho da campina” (Jeremias 39.4).




O rei Zedequias gostava de escutar a Palavra do Senhor por intermédio do profeta Jeremias. Se você também gosta de ouvir o Evangelho e até crê que a Boa Notícia é de Deus, mas ainda não entregou o seu coração a Ele, está longe do poder divino para protegê-lo e salvá-lo. Então, se continuar assim, a qualquer momento, o inferno poderá lançar-se contra a sua vida, e você verá que não terá o Altíssimo como o seu Protetor – o que, por sinal, tem ocorrido com milhares de pessoas mundo afora.



A fé que o rei possuía não ia muito além disso, então não houve a operação dAquele que pode livrar com muitos ou com poucos (1 Samuel 14.6b). Não podemos desprezar o que o Senhor nos dá; afinal, sempre que ouvimos a Sua Palavra, é revelada a nós a vontade de Deus. Essa revelação pode vir como uma repreensão, uma promessa ou como a declaração de um fato. O importante, em todos os casos, é assumirmos o que nos for dito. O nosso Deus não fala nada por acaso; Ele sempre nos revela o que está para acontecer (Amós 3.7).



Então, não acreditando plenamente na Palavra que o homem de Deus lhe deu, Zedequias e os homens de guerra que com ele estavam encontraram uma “saída”: fugiram ao verem os príncipes do rei da Babilônia dentro de Jerusalém e assentados na Porta do Meio. Ora, isso é algo que um homem de Deus nunca deve fazer. O servo do Senhor tem sempre de andar com Ele e seguir as direções que os Céus lhe dão. Se você resistir, quem fugirá será o inimigo (Tiago 4.7)!



Que vergonhosa a atitude daquele rei! Se tivesse seguido o recado do profeta, teria sido poupado, mas, agindo pelo que lhe parecia melhor, resolveu aproveitar a escuridão da noite para tentar salvar a sua vida e a dos seus. Meu irmão, nunca se esqueça da palavra que Jesus nos deixou: se andarmos de noite, tropeçaremos (João 12.35,36). Zedequias agiu dessa forma e, consequentemente, caiu nas mãos do rei da Babilônia, que o prendeu, feriu seus olhos e matou seus filhos e os príncipes de Judá. Além disso, ateou fogo na cidade, queimou as casas do povo e derrubou o famoso muro de Jerusalém.



Os fatos se cumpriram conforme o profeta Jeremias havia profetizado. No entanto, se Zedequias tivesse dado atenção às palavras do homem de Deus, não teria sido preso nem humilhado. Cuidado! Muitos amargarão um sofrimento horrível por não crerem no que o Senhor lhes fala! De fato, quem desprezar a Palavra de Deus perecerá, mas quem ouvir o que o Eterno fala será protegido. Sem dúvida, o que o Senhor lhe tem falado se cumprirá. Portanto, creia, confesse os pecados e alcance a graça de Deus!



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: