Seguidores

COM JESUS É POSSÍVEL SER FELIZ E VENCER TODO DIA

Quantas vezes nos sentimos sem rumo e pensamos não ter com quem contar. Jesus é o nosso melhor amigo.
Quando conhecemos a Jesus e a Ele nos entregamos descobrimos uma vida completamente nova que está
disponível a todas as pessoas.
Este espaço é um convite para conhecer e praticar o que a Palavra de Deus nos ensina durante todos os dias da nossa vida.


ESCREVAM !!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou abrindo espaço para você que deseja orientação através do e-mail: conhecerdeusnapratica@outlook.com;

que será respondido na publicação no blog zelando a identidade da pessoa que será chamada de amiga.

Com isso as pessoas poderão ter minha orientação e de todos que acompanham o blog, recebendo desta forma maior apoio para resolução de seus problemas.

ESCREVAM !!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A SANTA CEIA.

Conheça mais sobre o significado e também outros detalhes desta celebração, que honra e glorifica ao Senhor Jesus, por seus atos que nos concederam a volta a ter plena ligação com Deus-Pai, bem como a perspectiva de vivermos com Deus, aqui e agora e também nos céus na nossa eternidade.




Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.“ 1 Corintios 11:23-27

Esta passagem bíblica, deixa claro o sentido real de participarmos na Santa Ceia: o sacrifício de Jesus é lembrado. Dar graças ao Senhor caracteriza uma verdadeira eucaristia.

O Calvário, reconciliação humana com Deus é Jesus, que tirou todos os pecados do mundo.

O pão partido simboliza o corpo de Cristo, entregue a favor dos pecadores (Lucas 22:19).

A Santa Ceia do Senhor é rememorativa, relembrando e ilustrando a morte de Cristo em favor da humanidade, concedendo-nos a chance de termos novamente intimidade com Deus, oportunidade que nos foi retirada pelas atitudes condenatórias de Adão.

O cálice é símbolo da nova aliança no sangue de Cristo (Lucas 22:20).

A Ceia em celebração ao Senhor deve ser realizada com regularidade, mas não há instituições categóricas quanto ao intervalo de tempo entre uma celebração e outra, mas a Santa Ceia deve continuar sendo celebrada regularmente, até a volta do Senhor Jesus aqui para a Terra. (Mateus 26:29).



Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.“ 1 Corintios 11:28-30

Antes de participar da Santa Ceia, peça perdão a Deus pelos seus pecados e seja lavado pelo sangue de Jesus.

O pecado confessado não aparece mais, acabou e não vai com você até o Juízo Final, diferentemente do pecado encoberto, que nos condena para irmos ao inferno na eternidade, sofrermos sobremaneira e de lá não sairmos mais!


Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.“ 1 Corintios 11:31

Seu erro tem que ser confessado a Deus e abandonado, definitivamente. Não despreze mais o que você já sabe da Palavra de Deus, para se fortalecer!



Seguem abaixo algumas perguntas sobre a Santa Ceia, com as respectivas respostas, feitas ao Missionário R R Soares, espero que elas possam esclarecer, na prática, também as suas dúvidas:



Pergunta: EXISTE RELIGIÃO QUE AFIRMA E CRÊ QUE, DURANTE A SANTA CEIA, O PÃO SE TRANSFORMA EM CORPO, E O VINHO EM SANGUE DE JESUS. JÁ OUTROS, AFIRMAM QUE A SANTA CEIA É ALGO SIMBÓLICO, EM MEMÓRIA DE CRISTO. QUAL A SUA VISÃO SOBRE ISSO?

Resposta: A maior derrota que Satanás já sofreu foi no Calvário, quando o Senhor Jesus o expôs publicamente ao desprezo (C1 2.15). A Santa Ceia não é nem o corpo e o sangue do Senhor (como que comungamos) nem, meramente, um símbolo de Cristo. Ela é, sobretudo, um ato de fé e um meio de graça, pois, quando nos assentamos à mesa do Senhor, estamos aprimorando-nos - tomando posse - do poder redentor e vivificador que destronou Satanás e derrotou a morte, ressuscitando o nosso Salvador. Assim, a Ceia se torna veículo daquele poder de Deus presente no sacrifício do Senhor Jesus. É por isso que examinar-nos e "discernir o corpo", isto é, os verdadeiros seguidores de Jesus (discípulos) têm de entender o que estão fazendo, antes de participar da Ceia (1 Co 11.23-30).



Pergunta: SOU MEMBRO DE UMA DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA QUE CELEBRA A SANTA CEIA COM VINHO ALCOÓLICO, E NÃO COM SUCO DE UVA. O MISSIONÁRIO CONCORDA COM ESSA PRÁTICA?

Resposta: Não! Também não concordo com aqueles que bebem vinho e outras bebidas alcoólicas e que garantem que pecar é beber em demasia até ficar bêbado. Fico com a seguinte Palavra do Senhor. Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim (Sl 42.7).



Pergunta: MISSIONARIO RR SOARES POR FAVOR ME RESPONDA SE EU COMETER UM PECADO GRAVE E PEDIR PERDAO NA ULTIMA HORA EU POSSO TOMAR A CEIA? DESDE JA OBRIGADO

Resposta: Segundo a Palavra de Deus, apenas uma pessoa é responsável por decidir se participa ou não da Ceia: ela mesma (1Co 11.27-29). É por meio da comunhão íntima com Deus em oração, que a pessoa tem ou não paz no coração para sentar-se à mesa do Senhor (Cl 3.15). Quanto ao perdão do pecado, o Senhor o concede a todos que se arrependem verdadeiramente (1Jo 1.9ss). Agora, não se pode pecar conscientemente, pensando "depois eu confesso e fica tudo certo". Isso é fazer o Senhor de bobo e traz conseqüências más (Gl 6.7; Hb 10.31).



Pergunta: MISSIONÁRIO, SEI QUE O SENHOR NÃO GOSTA DE COMENTAR SOBRE OUTRAS DENOMINAÇÕES, MAS EU ANTES DE FAZER PARTE DA IGREJA DA GRAÇA, CONGREGUEI EM UMA DENOMINAÇÃO, AO QUAL A SANTA CEIA, ÉRA FEITA COM PÃO ASMO, ELES DIZIAM QUE O FERMENTO SIMBOLIZAVA O PECADO, E O CORPO DE CRISTO NÃO PODERIA TER, NA IGREJA DA GRAÇA, E DEMAIS DENOMINAÇÕES, USA-SE PÃO NORMAL MESMO, QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO, E QUA BASE BÍBLICA O SENHOR SE APÓIA PARA FAZER A SANTA CEIA COM PÃO SEM SER ASMO, QUE DEUS TE ABENÇÕE MUITO, EM NOME DE JESUS.

Resposta: A resposta é muito simples: onde está escrito que a Ceia do Senhor tem de ser feita com pão sem fermento? É bom lembrar que a Santa Ceia NÃO é a Páscoa judaica, pois, se fosse, teríamos de comer ervas amargas, recitar os salmos pertinentes e celebrar a saída do Egito sem termos sido afetados pelo anjo da morte que assolou as famílias egípcios. Nossa Páscoa é outra, a salvação da morte eterna e o livramento do pecado. Além disso, o pão da Páscoa judaica é ázimo, não porque o fermento representa, necessariamente, o pecado, mas para lembrar os judeus da pressa com que saíram do Egito.



Pergunta: Santa Ceia proibida? EM MATEUS 26.29 DIZ: - E DIGO-VOS QUE, DESDE AGORA, NÃO BEBEREI DESTE FRUTO DA VIDE, ATÉ AQUELE DIA EM QUE O BEBA NOVO CONVOSCO NO REINO DE MEU PAI. SÓ PODEMOS TOMAR A SANTA CEIA QUANDO IRMOS PARA O CÉU? DESDE JÁ AGRADEÇO.

Resposta: Claro que não! Em 1Coríntios 11.23 em diante, a Palavra de Deus diz explicitamente: "todas as vezes que o comerdes/beberdes", referindo-se aos elementos da Ceia. O texto de Mateus diz claramente que o Senhor Jesus é que não participaria mais da Mesa do Senhor, pois iria para o Pai, preparar-nos lugar, enquanto Seus discípulos (nós) ficariam neste mundo (Jo 14.2-3). No final dos tempos, seremos outra vez reunidos ao Senhor, fisicamente (as bodas do Cordeiro) e aí sim, será celebrada pelo próprio Senhor a Santa Ceia, no Céu, como diz o texto de Mateus.



Pergunta: MISSIONARIO, GOSTARIA DE SABER SE A PESSOA QUE AINDA NÃO É BATIZADA NAS AGUAS , PODE TOMAR A SANTA CEIA. POR FAVOR TIRE A MINHA DUVIDA, POIS JA FUI A IGREJA ONDE NÃO É PERMITIDO .

Resposta: Em 1Coríntios 11 não há absolutamente nenhuma ordem, recomendação ou indicação para que a pessoa que participa da Ceia seja batizada. Ela tem, sim, de se examinar e assumir a responsabilidade pelo que está fazendo, o que já é extremamente sério (vv. 27-30). Cada igreja administra essa questão como melhor lhe parece.



Pergunta: MISSIONÁRIO, CRIANÇAS PODEM TOMAR SANTA CEIA?

Resposta: Em 1Coríntios 11.23 em diante, a Palavra de Deus ensina que a Santa Ceia é um ato que só deve ser praticado por quem tem discernimento suficiente. Se a criança tem vida espiritual própria, isto é, se ela já lê a Bíblia independentemente dos pais, se ela já vai a igreja por si só, se ela já tem sua vida de oração, então nada a impede de participar da Mesa do Senhor. Agora, se é só por curiosidade ou porque ela ficou com vontade, aí não é certo.



Pergunta: PORQUE AS IGREJAS EVANGÉLICAS CELEBRAM A SANTA CEIA TODO O SEGUNDO DOMINGO DE CADA MÊS ? ONDE ESTÁ NA BÍBLIA PARTICIPAR DA CEIA NO SEGUNDO DOMINGO ? OBRIGADO DEUS ABENÇOE.

Resposta: Cada igreja celebra a Santa Ceia como melhor entendem, pois não há norma sobre isso na Bíblia. A igreja de Jerusalém celebrava a Santa Ceia todos os dias (At 2.42-47), a igreja gentílica, aos domingos (At 20.7). Há igrejas hoje que fazem a Santa Ceia todos os domingos, outras uma vez por mês e outras uma única vez no ano. O errado é não celebrar a Santa Ceia, pois o Senhor Jesus deixou mandamento (1Co 11.23ss). Agora, o quando celebrar é livre.



Pergunta: MISSIONÁRIO, ACHO QUE TOMEI A SANTA CEIA INDIGNAMENTE, EU TENHO PERDÃO? EU ESTOU ARREPENDIDO E VIVENDO EM UMA GRANDE OPRESSÃO

Resposta: Claro que tem perdão! O único pecado sem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mc 3.29). É bom que você esteja arrependido(a), mas não pode ficar sob opressão. Tome posse do perdão de Deus e acerte sua vida com Ele (1Jo 1.6--2.2).


Em Nome de Jesus.





Mônica Gazzarrini
e-mail: mogazzar@hotmail.com



FONTE DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS:  SITE: http://www.ongrace.com.br/, SEÇÃO: PERGUNTE AO MISSIONÁRIO.



FONTE DE ESCLARECIMENTOS BÍBLICOS COMPLEMENTARES: NVI – NOVA VERSÃO INTERNACIONAL, BÍBLIA DE ESTUDO – EDITORA VIDA.



“Jesus Cristo é o Senhor”

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
Se a Santa Ceia é só "relembrar" (ou simbolismo), ou seja, é para celebrar em memória, por que há condenação se for a Ceia sem auto exame?
jacsonmuller@gmail.com