Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O IMPACTO DOS NOMES BÍBLICOS NO NOSSO ENTENDIMENTO E NO NOSSO CORAÇÃO.

O que significam os nomes bíblicos? Qual é o resultado deles? Podemos muda-lospor nossa própria conta?



Os nomes descritos na Bíblia refletem características pessoais de seus portadores. Davi, significa “o amado”, Abraão “pai de uma multidão de nações”, Jacó “o suplantador, aquele que vence”; Israel “o homem que vê a Deus” e assim por diante.


Em muitos casos Deus mudou os nomes de homens e mulheres, pois houve uma mudança de temperamento, atitude e os planos divinos foram intensificados e muito melhorados para eles.

Abrão (Pai de uma grande nação) para Abraão (Pai de uma multidão de nações)

Sarai para Sara = virou A princesa. Significado: (hebraico)

Jacó (suplantador, o vencedor) para Israel (homem que lutou com Deus e venceu; O homem que vê a Deus)

Saulo (O alcançado por meio de orações.) para Paulo (De baixa estatura, pequeno)

Simão (Aquele que ouve) para Pedro (Rocha, pedra)



Outros nomes designam as características e empenho dos seus portadores:


Moises = salvo das águas

Jesus = Deus é seu auxílio

Josué = Deus é seu auxílio

José = Aquele que acrescenta


Um nome pode refletir uma meta, uma mudança de situação, mas ele tem a direção e a iniciativa de Deus para acontecer.



O NOME ZAQUEU.



Um fato curioso é o significado do nome: Zaqueu vem do hebraico “Zacah” e quer dizer "puro, o que é puro" a antítese do seu comportamento até então, mas ele buscou conversão, ou seja, purificação, o encontro com Jesus.




O NOME JABES.



Uma outra curiosidade é que esta passagem relatada em 1 Crônicas 4 mostra a linhagem do filhos de Judá, citando brevemente diversos nomes dos respectivos descendentes, dedica dois versículos destacando o feito de Jabes e depois segue apenas relatando os demais sucessores. Jabes chamou a atenção de Deus com a sua atitude.

Jabes significa “nascido com dores”, não se conformou e foi mais ilustre que seus irmãos e teve seu pedido concedido por Deus. (1 Crônicas 4:9 e 10)

E foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabes, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”





MUDANÇA DO NOME DE ABRÃO PARA ABRAÃO.



Certamente, esta mudança me tocou muito o coração, pois mesmo tendo ouvido e feito a de acordo com a vontade da esposa e tido o primeiro filho com sua serva, sem sequer orar a Deus e passado longos treze anos sem ter contato com Ele, devido à sua decisão, que era fora da diretriz divina.

Ao contata-lo novamente, Deus mudou o seu nome e lhe acrescentou bênçãos inimagináveis humanamente e Abrão, que significa pai de uma grande nação, passou a ser Abraão, pai de uma multidão de nações! E ele não perdeu mais a fé em Deus, crendo nesta multiplicação milagrosa, mesmo ela ainda não tendo se manifestado.

Até quando perguntado por outros qual era o seu nome, Abraão dizia ser o pai de muitas nações, mesmo ainda não tendo nem um filho sequer, em especial o filho da promessa de Deus, que viria de Sarai, mesmo ela já sendo avançada de idade.





O NOME DOS FILHOS DE JOSÉ DO EGITO.


Um outro fato bíblico que muito me toca o coração e me abre o entendimento, foram os nomes que José do Egito deu aos seus filhos e a ordem que ele empregou nesta operação, pois ela intensificou mais ainda as bênçãos de Deus, não só para ele, mas também para todo o povo de Israel.

José chamou seu primeiro filho de Efraim, que significa perdão ao que seus familiares tinham feito com ele e seu segundo filho de Manassés, que significa sucesso e prosperidade mesmo fora da sua terra de nascimento.

José teve em primeiro lugar o perdão sincero e de coração inteiro frente aos seus irmãos que o tinham vendido como escravo para ser levado ao Egito, para depois desfrutar das realizações que a fidelidade integral a Deus lhe proporcionaram, não somente a ele, que tornou-se governador do Egito, mas aos seus também, propiciando-lhes alimentos e moradia, durante a forte escassez em Israel.

Quando um nome contido nas Sagradas Escrituras chamar a sua atenção é Deus querendo falar-lhe ao coração através dele, seja para conscientiza-lo, adverti-lo ou dar-lhe entendimento a respeito de uma situação. Não despreze mais esse movimento divino em sua vida!







Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini



Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.



Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html



“Jesus Cristo é o Senhor”

2 comentários:

ternura disse...

monica que comentario mais interessante esse eu nunca havia pensado no siginificado, pois muitas pessoas nem imagina o quanto dalem serem de Deus ainda seus nomes tbm,gloria a Deus por esse entendimento.silvia

ternura disse...

um dos textos mais lindo que ja li monica, pois e algo que poucas pessoas o conhecem, cada nome com seu poder em nome de Deus glorifico muito esse texto silvia