Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA PROSPERIDADE DO REI UZIAS.

Que mensagens práticas o Senhor me concede através da vida do Rei Uzias? Será que a prosperidade não deve ser obtida pelos filhos do Senhor? Que aspectos esta passagem bíblica ressalta que também são relevantes nos nossos dias?

A história da prosperidade do Rei Uzias está escrita nas Sagradas Escrituras em 2 Crônicas 26:1-23.


Uzias começou a reinar quando ainda era bastante jovem e reinou por cinqüenta e cinco anos.


ENTÃO todo o povo tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias seu pai. Este edificou a Elote, e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais. Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém.” 2 Crônicas 26:1-3


Mas o que garantiu a ele este mérito de longo reinado e de prosperidade ? Foram vários os pontos destacados na passagem bíblica e nos servem de reflexão nas nossas práticas de vida cotidiana também:

- Fazer o que é reto aos olhos do Senhor;

- Buscar a Deus através de homens de Deus;

- Encarar com coragem e sabedoria aqueles que ainda não são de Jesus, pois o Senhor o fortifica e faz prosperar e o ajuda nos seus intentos.

E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar. Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou cidades em Asdode, e entre os filisteus. E Deus o ajudou contra os filisteus e contra os árabes que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.” 2 Crônicas 26:4-7


O que Uzias acabou recebendo do Senhor através daquele povo?

- presentes;

- respeito;

- seu nome foi reconhecido por todo o povo;

- fortaleza divina nas suas atitudes de edificação da terra e força bélica nos seus exércitos de defesa do seu território e reinado;

- investiu em tecnologia nos equipamentos de guerra.


E os amonitas deram presentes a Uzias; e o seu nome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente. Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, e à porta do vale, e à porta do ângulo, e as fortificou. Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura. Tinha também Uzias um exército de homens destros na guerra, que saíam à guerra em tropas, segundo o número da resenha feita por mão de Jeiel, o escrivão, e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos capitães do rei. O total dos chefes dos pais, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. E debaixo das suas ordens havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos. E preparou Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras. Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou. “ 2 Crônicas 26:8-15

Pelo decorrer deste relato bíblico, Uzias era próspero, poderoso, ativo e atento, além de visar o desenvolvimento do seu reino. Características excelentes ainda para os dias de hoje, pois nos faz fortes em Deus.

Mas Uzias deixou-se levar negativamente pelos seus excelentes sucessos conseguidos. Ponto de atenção também para nós nos dias de hoje:


- o rei Uzias tinha consciência de ter sido fortalecido por Deus e ficou exaltado e convencido por causa deste fato;

- o rei Uzias então começou a se corromper e “colocar os pés pelas mãos”, fazendo inclusive o que não fazia parte do seu conjunto de atribuições.


Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes. “ 2 Crônicas 26:16-17


E o pior de tudo ocorreu nas atitudes de Uzias quando foi repreendido, em decorrência da sua falta de humildade e obediência ao Senhor, daí ele colocou tudo a perder:

- o rei Uzias se indignou ao ser repreendido por estar fazendo aquilo que não era sua atribuição;

- ele contraiu lepra, ferido pelo Senhor por sua transgressão desmedida;

- não se arrependeu nem perante o Senhor e manteve-se leproso;

- devido à doença teve que morar numa casa separada, pois havia sido excluído até da Casa do Senhor;

- perdeu totalmente o seu poder de rei, que foi passado ao seu filho Jotão.

E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus. Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira. Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR. E Jotão, seu filho, tinha o encargo da casa do rei, julgando o povo da terra. Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu. E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com eles no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.” 2 Crônicas 26:18-23

O rei Uzias começou muito bem, mas acabou por ficar convencido e de coração exaltado, achando que podia fazer de tudo, até mesmo as tarefas que eram consagradas somente aos sacerdotes. Ele ficou tão indignado ao ser repreendido pelos seus erros que acabou por comprometer todas as suas conquistas e também a sua vida..

De forma alguma devemos abrir mão da prosperidade, pois ela é um dom de Deus para todos nós, mas jamais se permita ser engolido por ela, ou seja, ficar cego pelos benefícios que ela concede e não fique tão inflexível a ponto de perder até a percepção do momento pedir perdão ao Senhor pelos seus erros cometidos.

Em Nome de Jesus.






Mônica Gazzarrini



Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.



Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:


http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html



“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: