Seguidores

quarta-feira, 2 de julho de 2008

AMOR VERDADEIRO OU FINGIDO


Você tem colocado o seu amor ao próximo em prática? Ou é só mero discurso?



Sabemos que a ordem é amar, já ouvimos infinitas vezes a passagem descrita em Lucas 10:27: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”

Será que estamos mesmo amando ao nosso próximo? Falar é fácil, difícil é fazer, respeitar, obedecer.

A nossa oração vai perdendo a eficácia quando a fazemos olhando apenas para o nosso próprio umbigo.

Além disso, corremos um alto risco espiritual quando caímos no piloto automático, indiferentes ao mandamento de Cristo, pois ficamos fora do amor de Deus.

Você consegue lembrar-se quando foi a última vez em que você intercedeu por uma outra pessoa? Quando você pleiteou uma causa alheia ultimamente? E quando você se lembra de alguém, ora e abençoa aquela pessoa?

Tem muita gente ao seu redor precisando da sua ação no mundo espiritual, mas você nem se importa com isso. Está perdendo a força e o prazer e constatar a sua oração surtindo efeito transformador na vida das pessoas ao seu redor.

O mais crítico é quando o amor é fingido, definitivamente essa atitude nos põe bem longe das bênçãos de Deus. “O amor seja não fingido” Romanos 12:9

Exemplos clássicos do amor fingido (o crente que nunca agiu assim, pelo menos uma vez, que atire a primeira pedra):

- Você diz que vai orar por alguém que lhe pediu e não ora coisa nenhuma,
- Você diz que vai orar por alguém, mas quando o faz é desse jeito “Senhor, abençoe o Joãozinho, amém.” e acabou... “sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” Romanos 12:11b
- Você até ora e intercede a Deus pelos outros, nas demora um tempo considerável para fazê-lo “Não sejais vagarosos no cuidado” Romanos 12:11a
- Você fala que aquele irmão da igreja é uma bênção, mas só “da boca para fora”;
- Uma irmã lhe conta um problema, você percebe o que há de errado e você não fala nada do que a palavra diz ou então responde que tudo vai ficar bem... Simplesmente você não “abre o jogo” com a outra pessoa;
- Está cismado de estar sendo enganado e passa por cima da suspeita, sem abrir o coração com a pessoa em questão;
- Você fala uma coisa e está sentindo outra, totalmente diferente, e assim por diante.

Deus conhece as intenções do seu coração, sabe muito bem com que propósito você faz ou deixa de fazer as coisas.

Quando praticamos o amor fraternal podemos até parecer bobos para o mundo, perdoando 70 vezes 7, suportando as afrontas que nos fazem por amor ao Senhor, buscando a paz com todos, moderando a nossa linguagem, mas toda a atitude de acordo com as Escrituras tem a sua recompensa concedida pelo próprio Deus a nós.

É melhor ser visto como um bobo de Deus do que ser considerado esperto pelo mundo.

Das próximas vezes fale com sinceridade, mas com tato e jeito, não engane mais. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Romanos 12:10

Um caso triste relatado na Palavra de Deus é o de Ló, sobrinho do patriarca Abraão.

A Bíblia relata a partir de Gênesis 13:5 que eles haviam crescido muito em gado, mas que os pastores de ambos começaram a brigar, então Abraão, o detentor das bênçãos de Deus, pediu que seu sobrinho Ló escolhesse para onde queria ir a fim de terminar com aquela contenda.

Ló achou que estava com tudo, pois era rico em rebanhos, gado e tendas, esqueceu-se que seu tio era o eleito de Deus e não ele, ignorou a Deus, desconsiderou a preferência do ungido de Deus e não orou para decidir, viu as campinas férteis do Jordão e não pensou duas vezes em rumar para lá. Ele foi pelo que viu e achou que era bom, mas foi sem Deus.

A tragédia nos abate quando olhamos as situações ao nosso redor com os olhos do mundo e não sob a ótica de Deus e vamos tomando as atitudes pelo que nós achamos certo em vez de consultar a palavra de Deus e buscar ao Senhor para decidir.

O resultado foi trágico na vida do sobrinho de Abraão: acabou perdendo tudo, saiu correndo, só com a roupa do corpo, no caminho ainda perdeu a mulher e teve um caso com suas duas filhas! Um abismo foi chamando outro ainda pior. Ló só não morreu por causa do seu tio Abraão que foi em seu socorro. (Gênesis 14:14 a 16)

O amor fingido nos faz andar para trás, parece que estamos ganhando muito, mas estamos como Ló, ganhando para a perdição e ruína porque estamos destituídos de Deus.

O que você tem feito de bom para a humanidade? Faça algo na sua carreira para agradar a Deus.

Revista-se do amor sincero para com Deus da mesma forma como procederam Davi (“Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” Atos 13:22) e Jó (“homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” Jó 1:1).

Substitua a hipocrisia, fingimento e as atitudes interesseiras que tem um triste desfecho pela obediência, santidade e honestidade que atraem as bênçãos de Deus.

“E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.” 1 João 4:16
Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini.

Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora autora dos livros "Como conhecer a Deus na prática - Tudo o que você queria saber sobre a caminhada com Deus" Volume 1 e Volume 2, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.


Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/religioes/ (LINK: FÉ)
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html
http://www.centralartigos.com/auto-ajuda/


"Jesus Cristo é o Senhor"

Nenhum comentário: